Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Javascript para CMS

Gostaria de saber se javascript pode ser usado em CMS como Wordpress, Joomla, ou até mesmo em outros não tão conhecidos.

Li alguns artigos sobre o assunto e todos citam o uso do PHP como linguagem principal para desenvolvimento nesses ambientes.

Em que ambientes o Javascript é mais aplicado?

Grato pelo auxílio.

4 respostas

Lucas, o JavaScript é utilizado, na grande maioria dos casos, em conjunto com outras linguagens, como o PHP, por exemplo.

Geralmente ele é utilizado para as solicitações com AJAX, criação das animações de menus e para dar responsividade à página.

Os CMSs utilizam JavaScript internamente, seja para os menus, seja para os carrosseis, animações com imagens, etc.

Você pode dar uma pesquisada sobre AngularJS, criada pelo Google. Ele adota uma abordagem mais ligada à sintaxe HTML, funcionando como uma espécie de extensão da linguagem.

Eu gosto muito dos tópicos abordados pelo Mozilla sobre JavaScript e CMS de uma olhada aqui : https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Guide

Você usa bastante JavaScript quando quiser trabalhar com eventos, exemplo:

Quando criar um Menu mobile e que ele tenha que surgir na tela quando clicado, este evento de clique e alteração do elemento de oculto para visível fazemos em JavaScript.

solução!

Olá Lucas, você pode usar JS para criar um cms usando Nodejs, se eu n me engano o próprio WordPress esta usando NodeJs para ser seu WP-Admin que é o Calypso.

Mas também já temos CMS feito encima de node como keystonejs

Obrigado pelas informações. Me ajudou a esclarecer mais sobre essa dúvida. Vou pesquisar mais com ctz.