Como faço para recuperar um dado que foi armazenado no rails com javascript? Por exemplo: O usuário loga no sistema com um email e eu quero pegar esse email e jogar em uma function de javascript para usar em outro sistema.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como faço para recuperar um dado que foi armazenado no rails com javascript? Por exemplo: O usuário loga no sistema com um email e eu quero pegar esse email e jogar em uma function de javascript para usar em outro sistema.
Oi Thamirys, o que você faz nesse caso é utilizar um .erb para poder ter informações do seu modelo de usuário e incluir essa informação dentro do JavaScript. Por exemplo, se eu quiser colocar um javascript que faz um alert na tela que é carregada logo após o login do usuário com o nome dele, eu poderia fazer o seguinte dentro dessa view (.erb) que é renderizada após o login:
<html>
<body>
Todo o conteúdo da sua página logo após o login vai aqui
<script>
alert("<%= usuario.nome %>");
</script>
</body>
</html>
Repara como usei o Ruby pra pegar o nome do usuário e colocar o conteúdo disso dentro do JavaScript que vai ser exibido. O que esse código faz, é basicamente gerar o seguinte javascript:
alert("Adriano Almeida");
E pronto, quando você entrar nessa tela, esse alert será mostrado.
Obrigada Adriano.