1
resposta

JavaScript não funciona ao abrir index.html no navegador

Mensagem:
Oi, pessoal! Baixei o projeto do curso da Alura, extraí o ZIP e abri o index.html no navegador, mas o JavaScript não está funcionando.

Estou acompanhando a aula e copiando o código igual ao do professor. Edito o arquivo no VS Code, salvo com Ctrl + S, mas ao atualizar a página no navegador, nada muda. Coloquei até um console.log() pra testar, mas nada aparece no console (F12).

Estou abrindo o arquivo diretamente pelo navegador (tipo file:///C:/...). Será que preciso usar algum servidor local pra isso funcionar?

Agradeço qualquer dica!

1 resposta

Oi, Bruno! Como vai?

Primeiramente, poderia compartilhar o link do curso ou o nome do mesmo para eu verificar esse download de .zip incompleto?

Com isso, quando você abre um arquivo HTML diretamente no navegador usando o caminho file:///, algumas funcionalidades do JavaScript podem não funcionar corretamente devido a restrições de segurança do navegador.

Para resolver isso, é uma boa prática usar um servidor local. Existem várias maneiras de fazer isso, mas uma das mais simples é usar uma extensão do VS Code chamada "Live Server". Aqui está como você pode configurá-lo:

1. Instale a extensão Live Server: No VS Code, vá até a aba de extensões (ícone de quadrado no menu lateral ou use Ctrl + Shift + X), procure por "Live Server" e instale a extensão desenvolvida por Ritwick Dey.

2. Inicie o servidor: Após instalar, abra o seu projeto no VS Code, clique com o botão direito no arquivo index.html e selecione "Open with Live Server". Isso abrirá o seu projeto em uma nova aba do navegador com um endereço começando com http://localhost:, que é um servidor local.

3. Teste novamente: Agora, ao fazer alterações no seu código e salvar, o navegador deve atualizar automaticamente, e o console deve exibir o seu console.log().

Essa abordagem não só ajuda a resolver o problema que você está enfrentando, mas também simula um ambiente mais próximo de um servidor real, o que é ótimo para o aprendizado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.