Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

javadoc

Nao consigo criar a pasta doc, o console mostra algo do tipo: C:\Users\Artur\eclipse-workspace\bytebank-herdado-conta\src\br\com\bytebank\banco\modelo\Cliente.java:15: warning: no comment public void setNome(String nome) { ^ C:\Users\Artur\eclipse-workspace\bytebank-herdado-conta\src\br\com\bytebank\banco\modelo\Cliente.java:27: warning: no comment public void setProfissao(String profissao) { ^ Generating C:\Users\Artur\eclipse-workspace\br\com\bytebank\banco\modelo\Conta.html... C:\Users\Artur\eclipse-workspace\bytebank-herdado-conta\src\br\com\bytebank\banco\modelo\Conta.java:2: warning: no comment public abstract class Conta { ^ C:\Users\Artur\eclipse-workspace\bytebank-herdado-conta\src\br\com\bytebank\banco\modelo\Conta.java:8: warning: no comment public Conta(int agencia, int numero) { ^

e na ultima linha: 37 warnings
     Como resolver ?
5 respostas

Olá Artur, tudo bem?

Primeiro eu quero te pedir desculpas pela demora em te responder.

Então... vou te pedir mais algumas informações para te ajudar a lidar com esse problema.

Poderia me dizer o curso que você está fazendo que aborde esse tema?

Além disso, poderia enviar por aqui alguma imagem de sua tela exibindo o erro? Principalmente do Eclipse, é interessante para nós pois ele descreve bem, onde exatamente os erros estão acontecendo e assim podemos te ajudar de forma mais efetiva.

Você pode enviar imagens aqui no fórum por meio desse recurso:

Barra de opções do fórum, com uma sinalziação em volta da opção de envio de imagens por meio de upload, a décima opção, contando da esquerda para a direita

Fico aguardando, ok?

Nao apareceu a pasta doc no package explorer o curso é o java e java.lang: Programe com a classe Object e String

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Arthur, obrigado por enviar as mensagens de erro!

Confirma para mim se você seguiu o passo a passo que vou fazer aqui abaixo?

• Primeiro nós vamos até a seção Project, e selecionamos a opção Generate Javadoc

• Depois selecionamos o projeto do qual desejamos criar o doc, e podemos também definir qual pasta será utilizada para armazenar o Javadoc.

(Repare que no local em que os arquivos serão salvos, eu deixei o endereço do meu projeto, na pasta eclipse-workspace, e dentro da pasta do meu projeto estará uma nova pasta chamada "doc", é essa pasta que deve aparecer em sua estrutura do projeto no eclipse.)

Poderia mandar um print de como está organizado seu projeto?

A pasta que nós desejamos encontrar é essa:

Além disso, os avisos que você viu em seu console no Eclipse, acontecem pela falta de comentários nos métodos que foram utilizados em seu projeto.

Fiz um teste aqui, e obtive os mesmos avisos em meu console:

Isso acontece pois definimos que queríamos documentar todos os métodos e objetos públicos do nosso projeto, mas não colocamos comentários em alguns deles.

Para cada item que deveria ser documentado e nós não colocamos um comentário para essa documentação, o terminal nos dá um aviso de advertência de que isso está ocorrendo.

Não significa que existem erros em seu projeto, apenas irá acontecer que os métodos públicos sem comentários de documentação, irão ficar de fora do nosso javadoc.

A maneira correta de comentarmos o nosso código para que ele entre no javadoc é essa:

Para utilizarmos o comentário que é identificado como documentação, usamos /***/, quebrando a linha (apertando enter) após o segundo *.

A resposta te ajudou?

Fico aguardando, ok?

Acabei de conferir aqui e encontrei a pasta doc nesse endereço, não está aparecendo no console mas tá gerando, não sei se tem problema, se não tiver como consertar eu arrasto ela pro projeto Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Olá Arthur!

Ótimo! O Javadoc está sendo gerado normalmente.

O motivo de a pasta doc não aparecer no Project explorer do Eclipse, é que você a colocou dentro da pasta eclipse-workspace e não dentro da pasta do seu projeto.

Faça esse teste... coloque a pasta doc dentro da pasta bytebank-herdado-conta, feche seu eclipse e abra novamente... talvez com isso a pasta doc apareça junto ao restante do projeto.

Quanto aos avisos que apareciam em seu terminal... mesmo com aqueles avisos o seu Javadoc estava sendo gerado, mas os métodos públicos não iriam estar dentro dele, pois não estavam comentados daquela forma que te mostrei.

Faz esse teste com as pastas e vamos ver se funciona 😉

Fico aguardando!