Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

javac Programa.java

Pessoal, quando faço o comando javac Programa.java, não dá certo. Quando faço o comando dir, não aparece o Programa.class, apenas o Programa.java. O que fazer?

4 respostas

Oi Max, tudo bem?

Ao executar o comando, o prompt de comando te retorna um erro? "javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lote."

Caso sim, pode acontecer de suas variáveis ambiente não terem sido configuradas corretamente, siga esses passos para configurar e tente rodar o comando novamente:

1. Clique com o botão direito em "Meu Computador" e depois em propriedades.
  2. Na aba "Avançado" clique em "Variáveis de Ambiente".
  3. Em "Variáveis do Sistema" clique em "Nova", vai abrir uma janelinha pra você.
  4. Em "Nome da Variável" digite "JAVA_HOME".
  5. No "Valor da Variável" digite o caminho onde você instalou o JDK.
  6. Agora em "Variáveis de Usuário" procure uma variável chamada "PATH", caso não exista clique em "Nova", senão clique em "Editar."
  7. Se clicou em "Nova" coloque como "Nome da Variável" o texto "PATH" e como seu valor o texto "%JAVA_HOME%\bin".
  8. Se clicou em "Editar" adicione no final do valor da variável o texto "; %JAVA_HOME%\bin"
  9. Abra um novo prompt de comando e execute o 'javac nomedoarquivo'.

Se der tudo certo, ele vai criar o arquivo .class

Qualquer dúvida, só falar. Espero ter ajudado.

Ola Maria Gabriel, obrigado pela resposta, entretanto, continua o mesmo erro. Não sei se o motivo é esse que vou informar, veja se você entende. Quando digito "dir" no diretorio que criei para colocar o código (em bloco de notas) cujo nome é "Programa.java", aparece na tela do prompt 121 Programa.java.txt. Ou seja, entendo que ele está vendo um arquivo com o nome Programa.java.txt, entretanto, o arquivo criado possui nome "Programa.java". Então ocorre que, se eu digitar "javac Programa.java" ele retorna o erro "file not found". E se eu tentar usar o comando "javac Programa.java.txt" ele retorna o erro "Class names, 'Programa.java.txt', are only accepted if annotation processing is explicitly requested.". Não sei o que fazer.

solução!

Max,

Verifique se o seu arquivo Programa.java está sendo salvo como um arquivo de texto ao invés de arquivo java. Ao abrir a pasta que está os arquivos e colocar para visualizar os arquivos como 'lista', mostra ao lado do nome do arquivo, o tipo do arquivo. Se ele tiver sendo salvo como arquivo de texto, tente editar e salvá-lo como arquivo java. Selecione o arquivo, aperte F2, remova o '.txt' e aperte enter. Ele irá mostrar uma mensagem, clique em ok. Tente rodar o javac Programa.java

Muito grato, Maria Gabriela. Primeiro tive que retirar a marcação que ocultava as extensões no Windows Explorer e então fiz o que você disse.