Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

12
respostas

javac não encontrado no WIN7

Boa tarde pessoal,

Li vários tópicos pra tentar achar algum erro que estivesse parecido com o meu mas não consegui solucionar, peço desculpas desde já mas sou novato na área e estou com muitas dificuldades. Meu windows é o 7 e tentei fazer a instalação do Java de acordo com a aula. Atualmente a versão é jdk-9.0.1 e na hora de rodar no cmd (mesmo com adm) o meu javac não reconhece a versão.

Usei a Variável JAVA_HOME e o valor C:\Program Files\Java\jdk-9.0.1

No path C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:\Program Files (x86)\Intel\iCLS Client\;C:\Program Files\Intel\iCLS Client\;C:\Program Files\Broadcom\Broadcom 802.11 Network Adapter\Driver;;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files\WIDCOMM\Bluetooth Software\;C:\Program Files\WIDCOMM\Bluetooth Software\syswow64;C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;C:\Program Files\Intel\Intel(R) Management Engine Components\IPT;C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Components\DAL;C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Components\IPT;C:\Program Files (x86)\NVIDIA Corporation\PhysX\Common;C:\Program Files (x86)\Skype\Phone\;%JAVA_HOME%\bin

Alguém consegue me ajudar por gentileza?

12 respostas

Olá Eduardo, quando você vai no caminho C:\Program Files\Java\jdk-9.0.1, você encontra a pasta bin lá dentro?

Encontro sim Joel, com pastas e arquivos dentro da bin.

Tenta reiniciar a sua máquina, pode ser que o windows não reconheça de primeira, e precise de uma reinicialização para passar a funcionar de forma correta.

Reiniciei mas não vai do mesmo jeito. Uma observação é que no cmd quando jogo java -version aparece "<build 9.0.1+11" este +11 deveria estar no valor também?

Isso é normal, aqui para mim aparece -b12 mas o meu é java 8 ainda.

faz um teste, digita os seguintes comandos no prompt e vê se você consegue reconhecer a sua configuração na resposta deles:

echo %java_home%

depois

echo %path%

o correto é aparecer a configuração que você fez.

Microsoft Windows [versão 6.1.7601] Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Windows\system32>java -version java version "9.0.1" Java(TM) SE Runtime Environment (build 9.0.1+11) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 9.0.1+11, mixed mode)

C:\Windows\system32>javac -version 'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

C:\Windows\system32>echo %java_home% C:\Program Files\Java\jdk-9.0.1

C:\Windows\system32>echo %path% C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:\Program Files (x86)\Intel\iCLS Client\;C: \Program Files\Intel\iCLS Client\;C:\Program Files\Broadcom\Broadcom 802.11 Netw ork Adapter\Driver;;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\W indows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files\WIDCOMM\Bluetooth Softw are\;C:\Program Files\WIDCOMM\Bluetooth Software\syswow64;C:\Program Files\Intel \Intel(R) Management Engine Components\DAL;C:\Program Files\Intel\Intel(R) Manag ement Engine Components\IPT;C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Eng ine Components\DAL;C:\Program Files (x86)\Intel\Intel(R) Management Engine Compo nents\IPT;C:\Program Files (x86)\NVIDIA Corporation\PhysX\Common;C:\Program File s (x86)\Skype\Phone\;%JAVA_HOME%\bin

Eduardo, tenta criar uma nova variável chamada classpath e nela coloca o caminho completo até a lib depois ;.;

Por exemplo:

C:\Program Files\Java\jdk-9.0.1;.;

Boa Joel!!

O meu está com o mesmo problema e nada que vocês disseram funcionou.

O que resolveu pra mim foi instalar na unidade C . Eu tinha instalado na D: e não tinha dado certo. Mudei e deu certo, nao sei pq kk

Oi Augusto, as vezes isso aconteceu pois no momento de configurar as variáveis de ambiente você foi meio que no automático e colocou o caminho do JAVA_PATHapontando para o C aos invés de apontar para o D, espero não estar ofendendo nenhum conhecimento seu, mas as vezes vamos tão no automático no momento de ler uma instrução que nem percebemos.

Final feliz então!!