3
respostas

Java Web

Oque devo Estudar para ser um bom programador Java Web ?

3 respostas

Bem, um framework web no qual sei que conseguirá construir sistemas e sites web com Java é o Play! Framework. Porém eu não achei muitos livros e conteúdos sobre ele além da documentação. Temos também o Spring MVC, já mais difundido.

Você ouvirá falar bastante de JSF, framework de MVC e JPA, framework de persistência, que são as ferramentas mais conhecidas no mundo web do Java, porém já trabalhei com os 2 e os considero com curva de aprendizado alta, ou seja, é preciso mais tempo para aprender a utilizá-los, e mais ainda para dominá-los, além de uma leitura e configuração demorada, especialmente do JSF. O JSF também não é muito flexível quando se quer personalizar os componentes visuais com CSS.

O Play! Framework é muito similar ao Laravel do PHP. Apesar de não o conhecer muito foi o que mais me interessou.

Quanto a desenvolvimento, venho vendo que não podemos nos limitar a uma linguagem de programação, para alguns problemas certas linguagem lidam 10 vezes melhor do que com outras e se chera ao resultado muito mais rápido. Programar em Java é uma tarefa mais lenta, isto é fato. Portanto aprender ao menos uma linguagem a mais, como PHP não é tão difícil quando você tem os conceitos de Orientação a Objetos na cabeça.

Exatamente isso que o Thiago falou! Eu atualmente estou seguindo na direção de JSF e JPA, que é o mais utilizado aqui na empresa. Quando eu terminar meus cursos de JSF e JPA vou seguir em direção ao Spring.

Como o Thiago falou, é legal saber mais uma linguagem. Por esse motivo também estou estudando Python e depois vou continuar com o Framework Django. Motivo: recentemente desenvolvi uma ferramenta interna para a empresa, usei JSF e MongoDB. Se eu já tivesse noção de Django, a mesma ferramenta estaria pronta a muito mais tempo usando Django e MongoDB!

Bons estudos!

Antes de tudo, você deve ter uma boa base de Lógica de Programação.

Depois você precisará de uma boa formação no Java SE.

Por fim, como sugestões de frameworks mais usados ficam JSF e, um pouco menos, o Struts 2.

Não use JSP puro a menos que seja uma aplicação muito trivial. E fuja de Servlets puro (rs).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software