Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Java - Projeto Maven erro status 500

Bom dia amigos,

Estou precisando de uma ajuda. Basicamente quando eu crio um simples projeto dinâmico web, e crio uma simples página JSP, Quando executo o projeto é exibido no browser normalmente a minha página JSP. Perfeito.

Quando eu crio um projeto usando o MAVEN e coloco a dependência "javax.servlet-api 3.1.0", crio uma simples página JSP e tento executar o projeto, ocorre o erro 500. Por favor peço ajuda de quem já passou por isso.

Erro: HTTP Status 500 - java.lang.LinkageError: javax/servlet/ServletConfig Exception javax.servlet.ServletException: java.lang.LinkageError: javax/servlet/ServletConfig

-Eclipse Mars.2-apache-tomcat-8.0.5

Obrigado pela atenção.

3 respostas
solução

Bom dia Najla, tente isso: Clique com o da direita no projeto, properties/java build path/libraries/add libraries e adiciona a server runtime apontando para o tomcat, tire as dependencias do pom.xml e tente novamente

Fiz como você sugeriu e realmente resolveu, muito obrigado mesmo, isso estava me tirando o sono. Poderia me explicar porque esse erro ocorre? Sempre acreditei que as dependências deveriam ficar no pom.xml que o Maven faria todo esse processo.

Que bom Najla!

Assim, Servlets e jsp são especificações java ee(assim como jsf, jpa, entre outras). Dai temos os jars que são implementações para essas especificações. O tomcat nos dá implementação para servlet/jsp, mas precisamos dizer ao projeto para usa-las. Poré, voce pode não querer essas do tomcar e usar o pom.xml, mas dai você precisa declarar todas as dependencias necessárias(servlet-api.jar, jsl,el, algo assim) e colocar como escopo provided, pois em produção o servidor é quem dará as implementações.

Espero ter ajuda e se continuar com duvida pergunte aqui novamente!