Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Java para Desktop??

Como incentivo principal o aperfeiçoamente na linguagem Java, pretendo construir um Software para desktop puramente utilizando java, mas meio que estou com a sensação de que, é que meio um "crime" utilizar a linguagem para esse fim. O meu questionamento é então... Quais são os prós e contra de se construir algum Software Desktop utilizando java?

2 respostas
solução!

Oie Robert, tudo bem contigo?

O aconteceu ao longo do tempo é que o Java se destacou e se desenvolveu mais para a parte web, possuindo uma comunidade mais ativa que fez com que o Java Web se tornasse o gigante que é hoje, possuindo diversas tecnologias e frameworks modernos que compoem o ecosistema web atual.

Já o Java para desktop ficou parado no tempo, pois foram surgindo outras tecnologias e linguagens mais eficientes que o Java para esse tipo de solução. No entanto, não é que seja impossível fazer bons aplicativos em java para desktop é que existem tecnologias bem melhores e eficientes para isso. Se torna até difícil te falar quais são os prós e contra aplicações desktop java já que nunca tentei mexer com essa parte.

Os três principais frameworks que podem ser usados para desenvolver aplicações Java desktop são:

• Swing, JavaFx e Swt

Achei um artigo (em inglês) que fala sobre os frameworks desktop para Java, super recomendo a leitura.

Espero ter conseguido ajudar!

Se tiver qualquer outra dúvida estarei por aqui :)

Opa, tudo bem sim comigo, obrigado por perguntar!! Entendi... então meio que meu "sentido aranha" tava certo com relação o java para Desktop sksksksks