Por exemplo, se eu tenho uma classe animal(genérica) e decido criar a classe cachorro que estende de animal, se eu criar a classe gato, teria que estender de animal não é?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por exemplo, se eu tenho uma classe animal(genérica) e decido criar a classe cachorro que estende de animal, se eu criar a classe gato, teria que estender de animal não é?
Olá Elenilson, tudo bem?
Herança múltipla é um recurso onde uma classe pode herdar propriedades de mais de uma classe pai. A linguagem Java não suporta herança múltipla. A linguagem de programação Java suporta herança múltipla de tipo, que é a capacidade de uma classe implementar mais de uma interface, mas não é possível fazer o extends de mais de uma classe.
Você pode ter várias classes filhas de Animal, por exemplo: Cachorro e Gato; porém a classe Gato e Cachorro só poderá ter uma classe pai (Animal). Em Java não é possível que a classe Gato seja filha de Animal e Felino, por exemplo.