Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

java.lang.RuntimeException: com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.MySQLSyntaxErrorException: Table 'mocks.LEILAO' doesn't exist

Tem que criar o banco de dados e as tabelas ? Se sim o script para isso deveria ser disponibilizado, uma vez que isso se torna um impeditivo para que se continue o curso !

Sugestões de melhorias:

a) Utilizem hibernate assim não precisa ter essa preocupação b) Utilizem o projeto como sendo um maven project ou gradle project para gerenciar dependências como do hibernate c) Se possível façam uso de conteiners e devops (ansbile, vagrant e docker) - isso faz com que a infra do aluno não se torne um problema.

4 respostas
solução!

Oi Jorge, tudo bem? Concordo que todas essas questões são boas sugestões pra resolver problemas pontuais. Mas será que também não estaríamos adicionando barreiras para alunos menos experientes?

Aquele aluno que não conhece Vagrant, Docker, Ansible, será que ele precisa conhecer isso pra escrever testes? Outro ponto, será que no dia-a-dia deles, eles usam essas ferramentas?

A gente se preocupa com as barreiras. Por isso que nossos cursos de lógica são com JavaScript, é o que oferece a menor barreira, você não precisa instalar nada pra começar.

E sim, esse é um curso antigo que foi lançado muito antes mesmo de existir os cursos de infra mais atualizados que temos. Acredito que está nos planos uma regravação, até mesmo a didática atualizou bastante desde a gravação dele.

O script realmente é problemático, vou fazer isso e deixar disponível no exercício, tudo bem?

Cara eu te agradeço muito se puder fazer isso ! Eu até tentei criar as tabelas mas se tornou um pouco complicado eu teria que ficar olhando os daos pra isso... nomes de campos etc...

Se você puder disponibilizar, não só eu mas acho que todo mundo que quer fazer esse curso ficará muito grato !!

Fala Wanderson blz ? Cara vendo aqui a aula acabei percebendo que o banco é dispensável e que na verdade será simulado por mocks.... Eu estava seguindo o vídeo e por isso não estava rolando.... Nesse caso a criação do banco de dados e tabelas é dispensável ! Por tanto não precisamos dos scripts.

Sendo assim só fica uma sugestão de avisar os alunos ansiosos de que o banco de dados não é necessário e que essa primeira parte da aula que mostra o acesso ao banco de dados é apenas para mostrar como não se deve fazer um teste de mock !

Valeu

Entendi, essa é uma dúvida que já vi acontecer antes, mas não com frequência. Eu fiquei na dúvida se precisava mesmo do script, mas como tem mocks, imaginei que mesmo que criasse, não seria usado durante o curso.

Bons estudos! Precisando, estamos por aqui.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software