Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Java interfaces graficas e swing

Pessoal bom dia, gostaria de perguntar se alguém sabe algum livro onde eu posso entender melhor posicionamento de componentes como Jframe, buttons, etc... Eu baixei o window buider, mas gostaria de entender melhor como criar as telas digitando o código, sei que não é uma pergunta voltada para os exercicios do alura mas, como eu pesquisei na net e tive respostas um pouco vagas gostaria de saber se alguém pode me ajudar nisso. Obrigado

3 respostas
solução!

Boa tarde Julian, olha..o livro "Java Como Programar" do Deitel tem uns 2 capitulos(ou mais) falando de java para desktop, não sei se está cobrindo toda a API mas tem bastante coisa lá.

Fala Julian, tudo bem ?

Existem alguns livros interessantes que mostram bem a ideia de como escrever o código com a api do swing.

Mas antes de indicar diretamente algo em relação ao swing, você já deu uma olhada na plataforma JavaFx ? Ela é uma plataforma de software multimídia desenvolvida pela Oracle baseada no Java e permite desenvolver software para desktop, browser e dispositivos móveis de uma maneira bem uniforme. A ferramente já vem hoje totalmente integrada ao JDK e possibilita trabalhar com componentes mais ricos que a swing por exemplo.

A Casa do Código tem um livro muito legal sobre o tema. Veja aqui

Ainda sobre a swing, pessoalmente, tive uma boa noção de como escrever o código para os componentes com o livro da série Como Programar (How to Program) de Java. Ele apresenta desde códigos mais básicos até mais complexos. Outra fonte onde consegui ter uma introdução foi com a apostila do antigo curso de laboratório Java da Caelum. Porém o código para definição de layout e posicionamento em casos mais elaborados com swing não é tão simples. Consideraria dar uma olhada na plataforma JavaFx, que conta com recursos bem modernos e ferramentas que te auxiliam na construção das suas views.

Espero ter ajudado. Abraço!

Cara tudo bem sim, valeu a dica, na verdade eu optei por ver swing por me parecer ser mais fácil, pois ainda sou pequeno na plataforma Java, mas vou ver os livros sim, também acho o FX mais interessante, valeu obrigado das dicas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software