1
resposta

Java em diferentes contextos

Finalizei a formação de iniciante em programação e agora iniciei a formação em Java. Notei algumas diferenças, porém gostaria de entender melhor os motivos.

Até então estava escrevendo o programa no sublime e abrindo ele na web para testar. Não utilizava nem "public class Programa" nem "public static void main(String[] args)". Além disso, para declarar uma variável eu utilizava "var", porém, agora vi como "int idedade;" e em seguida já adotou-se o valor da variável.

Por que dessas diferenças? O script que utiliza dentro do mundo HTML é o mesmo que o Java que utiliza-se no Eclipse ou são coisas distintas?

Espero que minha dúvida não esteja muito confusa. Obrigado desde já!

1 resposta

Olá Victor, tudo bem?

Não sou instrutor mas acredito que posso te ajudar.

Vamos por partes. Como você já iniciou o curso de Java, sabe que para que um código Java seja executado, é preciso ter uma JVM na instalada máquina (ou no servidor). Sem isso, o código não compila porque a máquina não é capaz de interpretá-lo.

Portanto a primeira diferença está aí, pois o navegador é como uma "JVM" de HTML, css e javascript, entendeu? O navegador é que faz essa "tradução" da linguagem de máquina desses códigos pra exibição na tela.

Além disso, existem muitas diferenças entre as linguagens, uma delas, como você bem observou, é a sintaxe. Os códigos do Java são mais "verbosos" que os do javascript e é preciso de fato ser mais específico na hora de declarar as variáveis, as outras diferenças você verá ao longo dos cursos.

Também existe a diferença de finalidade das linguagens. Javascript é originalmente uma linguagem criada para web, muito utilizada principalmente em front-end (embora hoje em dia os desenvolvedores estejam-na usando também no back-end, com Node JS por exemplo) e o Java é uma linguagem mais "nativa" do back-end, para se trabalhar com regras de negócio e comunicação com banco de dados.

Pelo menos eu entendo dessa forma.

Espero ter ajudado, bons estudos!