Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Java é a linguagem mais adequada para estudar Design Patterns ?

Olá Alura, nesse semestre estou estudando Padrões de projetos, vi que aqui na Alura existem algumas curso com linguagens de back-end como PHP, Java, Python, conceitualmente sei que padrões são soluções inteligentes para problemas comuns em Desenvolvimento de Sistemas, e que podem ser aplicadas nas mais diversas linguagens OOP, no entanto em uma pesquisa identifiquei que muitos dos exemplos, literatura e cursos da Web abordam com Java, o que eu gostaria de saber de alguém que domina o assunto é se terei uma curva maior de aprendizado aplicando em Java ou se ela é a linguagem mais indicada para aprender. Desde já agradeço.

5 respostas
solução!

Oi Maison tudo bem?

Eu acredito pelo fato do Java ser a linguagem orientada a objetos com mais funcionalidades (o C# que deveria acompanhar não tem herança múltipla) que ela é a melhor para estudar Design Patterns. Além de Java ser o forte da casa!!!

Porém eu aprendi Design Patterns com C# que é minha linguagem favorita de backend e entendi perfeitamente. Acho que vai mais do gosto. Mas quanto mais completa for a linguagem melhor é o aprendizado de Design Patterns.

Espero ter ajudado!!!

Oi André, obrigado pelo feedback, você acha possível aprender com Javascript ? Ou em relação ao Java seria melhora Java mesmo? Apesar de Java ser o forte aqui na Alura, não é muito o meu forte :), eu também prefiro C# acho que vou tentar com C# também, e só terei os próximos 6 meses pra entender bem os padrões, então tempo é uma variável tmb.

Não dá para aprender com Javascript, falta muita coisa no Javascript em relação a orientação a objetos. Já em C# dá para aprender de boa, porque a única coisa que ele não tem em relação ao Java é herança múltipla que é vista como uma má prática e é substituída por interfaces.

Olá Maison!

Se quiser aprender Design Patterns com C# temos um curso na Alura:

https://www.alura.com.br/curso-online-design-patterns-dotnet

https://www.alura.com.br/curso-online-design-patterns-2-dot-net

Bons estudos! ^^

Olá Maison!

Conseguiu resolver sua dúvida?

Caso sim, peço para que marque uma das respostas como solução para fecharmos o tópico. Dessa forma os alunos que tenham a mesma dúvida que você irão achar a solução mais facilmente.

Obrigado! ^^