Escreva um programa que receba um número X como entrada e exibe no console/terminal uma árvore de altura X. Cada camada deve estar de tal modo que lembre um pinheiro. Exemplo: Entrada 3. Saída:
.......
...#...
..###..
.#####.
...H...
Escreva um programa que receba um número X como entrada e exibe no console/terminal uma árvore de altura X. Cada camada deve estar de tal modo que lembre um pinheiro. Exemplo: Entrada 3. Saída:
.......
...#...
..###..
.#####.
...H...
Oi, Edson! Tudo bem?
Para conseguirmos executar esse desafio super interessante em Java, desenhando uma árvore de Natal no console, conforme a altura X passada como parâmetro, podemos usar o seguinte código:
import java.util.Scanner;
public class ArvoreDeNatal {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite a altura da árvore: ");
int altura = scanner.nextInt();
// Parte da copa da árvore
for (int i = 0; i < altura; i++) {
for (int j = 0; j < altura - i; j++) {
System.out.print(".");
}
for (int j = 0; j < i * 2 + 1; j++) {
System.out.print("#");
}
for (int j = 0; j < altura - i; j++) {
System.out.print(".");
}
System.out.println();
}
// Parte do tronco da árvore
for (int i = 0; i < altura - 1; i++) {
System.out.print(".");
}
System.out.print("H");
for (int i = 0; i < altura - 1; i++) {
System.out.print(".");
}
System.out.println();
scanner.close();
}
}
Aqui estamos utilizamos um loop para criar a copa da árvore, onde cada linha tem um número crescente de #
cercado por pontos .
para centralizar. Após a copa, adicionamos o tronco da árvore, que é representado pela letra H
.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!