ME perdi na hora de alterar a variável do sistema, alguém pode me ajudar. agradeço.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
ME perdi na hora de alterar a variável do sistema, alguém pode me ajudar. agradeço.
Windows 10 e Windows 8
Em Pesquisar, procure e selecione: Sistema (Painel de Controle)
Clique no link Configurações avançadas do sistema.
Clique em Variáveis de Ambiente. Na seção Variáveis do Sistema, localize a variável de ambiente PATH e selecione-a. Clique em Editar. Se a variável de ambiente PATH não existir, clique em Novo.
Na janela Editar Variável de Sistema (ou Nova Variável de Sistema), especifique o valor da variável de ambiente PATH. Clique em OK. Feche todas as janelas restantes clicando em OK.
Reabra a janela Prompt de comando e execute o código Java.
Solaris e Linux
Para descobrir se o caminho está definido corretamente: em uma janela de terminal, digite: % java -version Isso imprimirá a versão da ferramenta java, se for possível encontrá-la. Se a versão for antiga ou você obtiver o erro java: Comando não encontrado, o caminho não está definido corretamente.
Determine qual executável java é o primeiro encontrado no PATH Em uma janela de terminal, digite: % which java
Defina o PATH permanentemente
Para definir o caminho permanentemente, defina-o no arquivo de inicialização. Observação: as instruções para dois dos mais populares Shells no Linux e Solaris são listadas. Se você estiver usando outros shells, consulte o Tutorial de Definição de Caminho.
Bash Shell
Edite o arquivo de inicialização (~/.bashrc)
Modifique a variável PATH PATH=/usr/local/jdk1.8.0/bin:$PATH export PATH
Salve e feche o arquivo
Carregue o arquivo de inicialização % . /.profile
Verifique se o caminho está definido repetindo o comando java % java -version