3
respostas

Janela de Johari - O Discurso do Rei

Aberta: Falta de confiança e baixa autoestima devido a gagueira e traumas na infância Cega: A capacidade de poder falar em público e assumir sua posição como líder. Secreta: O medo da exposição e do fracasso Desconhecida: Ser capaz de superar suas dificuldades e traumas e assim ter o controle da própria vida.

3 respostas

Ola Christiane, Boa análise feita por você, obrigado por compartilhar. Eu sou também aluno. O filme O Discurso do Rei é excelente, recomendo que os amigos que virem essa postagem assistam a esta história baseada em fatos reais, que traz muitas lições de superação, persistência, autoconhecimento e liderança.

Obrigada pelo feedback!

Eu assisti o trecho indicado do filme "O discurso do Rei" e identifiquei as seguintes características em cada janela Johari:

Aberta: ele ficava nervoso para falar em público e isso aumentava sua gagueira, logo ele tinha uma dificuldade muito grande de se comunicar com as pessoas.

Cega: o seu problema de comunicação poderia ser contornado mediante exercícios físicos e vocálicos que poderiam dar a ele mais controle sobre seus músculos mais utilizados na fala. Sendo assim, ele não sabia disso, mas poderia minimizar bastante sua condição.

Secreta: em determinado momento do filme ele revela certos traumas que teve na infância que estavam muito enraizados e que traziam medos incompreenssíveis para outros que não conheciam sua história. Por isso ele possuía tanto pavor de falar em público, pois tinha lembranças de castigos físicos quando tinha que se apresentar aos seus pais.

Desconhecida: o Rei descobriu que era detentor de uma coragem e determinação que nem ele e nem as pessoas que o conheciam tinham conhecimento, pois ele consegui mediante muito treino e prática a superação e a mitigação dos seus medos e entraves que bloqueavam sua comunicação de forma mais fluída.

Essas foram as minhas observações da Janela Johari sobre o trecho do filme "O discurso do Rei".