1
resposta

janela de Johari

EU ABERTO
Sou uma pessoa alegre, calma e muito comunicativa, são traços que consigo identificar sobre mim e também é dito por outras pessoas.

EU CEGO
neste quadrante pedi o feedback de algumas pessoas próximas a mim:
Pessoa dedicada no que faço, busco sempre o melhor das pessoas, mesmo com dificuldade tento me reerguer sozinha, sigo os principios em que acredito, sou engraçada, amorosa e gentil
(confesso que até me emocionei a receber esses feedbacks das pessoas ao meu redor, tenho bastante dificuldade em me reconhecer em alguns desses pontos como a dedicação por exemplo, sempre acho que posso fazer mais. Vou me esforçar para ver o melhor de mim
EU OCULTO
Tenho alguns medos que normalmente não revelo, um deles é não conseguir alcançar meus objetivos e também medo de seguir alguns padrões
familiares (tenho também tentado ao máximo para quebrar alguns ciclos)

EU DESCONHECIDO
Busco muito conhecer cada vez mais, sinto que tenho muitas coisas a serem exploradas dentro de mim, sendo bloqueios, idéias, sentimentos e atpe mesmo experiências.

Agradeço muito por esse exercicio, além de eu me emocionar ( o que foi muito bom pois antes de faze-lo senti que eu tinha um peso da semana que se passou, e após ouvir esses feedbacks e minha própria analise sobre mim mesma já não sinto mais esse peso), também aprendi sobre este conceito que até então não sabia que existia. Obrigada!

1 resposta

Oi, Ana. Tudo bem com você?

Sua reflexão mostrou um envolvimento muito genuíno com a atividade da Janela de Johari. A forma como você descreveu cada quadrante demonstra um nível importante de autoconhecimento e abertura para compreender melhor suas emoções, comportamentos e relações interpessoais. Isso faz bastante diferença tanto no desenvolvimento pessoal quanto na construção de uma comunicação mais clara e consciente.

O trecho em que você comenta sobre a dificuldade em reconhecer algumas qualidades chamou bastante atenção. Muitas vezes temos facilidade para identificar nossas falhas, mas dificuldade para enxergar características positivas que outras pessoas conseguem perceber com clareza. O fato de você ter acolhido esses feedbacks e refletido sobre eles já mostra maturidade emocional e disposição para crescer.

Seu comentário sobre quebrar ciclos familiares também traz uma reflexão importante. Esse tipo de percepção costuma surgir justamente quando começamos a olhar para nós mesmos de forma mais honesta e menos automática. A Janela de Johari ajuda muito nesse processo porque amplia a consciência sobre aspectos que estavam escondidos ou pouco explorados.

Registrar essas percepções em um diário ou até revisitar periodicamente os quadrantes pode ajudar bastante no acompanhamento da sua evolução emocional e na identificação de mudanças ao longo do tempo. Isso permite perceber como algumas inseguranças diminuem e como novas características passam a ficar mais evidentes no seu cotidiano.

Depois dessa experiência e dos feedbacks que recebeu, quais características você sente vontade de desenvolver mais a partir de agora?

Parabéns pela profundidade da sua reflexão e pela coragem de compartilhar um momento tão pessoal no fórum. O fórum segue à disposição para suas próximas reflexões e trocas de experiência.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!