1
resposta

Janela de Johari

Área Aberta: Informações que são conhecidas por si mesmo e pelos outros. A dificuldade de para falar em público, todos ao redor sabiam do problema, ele mesmo também tinha consciência disso, embora fosse algo que o envergonhasse.

Área Cega: Informações que os outros sabem sobre você, mas você mesmo não percebe. A gagueira tem raízes emocionais profundas, ligadas à infância, traumas familiares e à pressão de ser membro da realeza.

Área Oculta: Informações que você sabe sobre si, mas esconde dos outros. Ele guarda muitos sentimentos: raiva do pai, ciúmes do irmão, insegurança com seu papel, traumas com a infância e a rigidez da monarquia, ele só começa a revelar essas emoções íntimas durante as sessões com Lionel, aos poucos, quebrando a barreira da formalidade.

Área Desconhecida: Informações que nem você nem os outros sabem sobre você — aspectos a serem descobertos. Ele desconhecia sua verdadeira força interior e sua capacidade de liderar e inspirar, mesmo com a gagueira, ao longo do processo com Lionel, ele descobre essa parte de si — inclusive que poderia ser um bom rei, apesar das limitações. O famoso discurso final é um símbolo dessa descoberta, onde ele supera as expectativas e mostra uma confiança que nem ele sabia que tinha.

1 resposta

Oi, Fabio! Como vai?

Sua análise sobre a Janela de Johari ficou muito clara e bem conectada com os acontecimentos do filme. Gostei da forma como você relacionou os aspectos emocionais do personagem com cada área da janela — especialmente na área desconhecida, onde você destacou o processo de autodescoberta.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada.