Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

ireporte não conecta com o banco

O teste de conexão com o ireporte não conecta. Já na primeira vídeo aula do curso. A URL esta correta, usuário e senha também. Dá a seguinte mensagem de erro: "Cliente does not support authentication protocol requested by server; consider upgrading MySQL client jdbc:mysql://localhost/financas"

Pelo que entendi o problema é o driver do ireport que é antigo, tive um problema parecido em outros cursos, e resolvi substituindo o driver do projeto por um mais atualizado. De fato olhei na pasta: D:\Daiany\Desktop\iReport-4.7.0\ide10\modules\ext a versão do conector java é antiga é a mysql-connector-java-5.1.6-bin.jar. Eu tentei somente acrescentar a mysql-connector-java-8.0.19.jar, mas não deu certo. Tentei também apagar o conector antigo, deixando só o atual, não deu certo.

Depois, já dentro do aplicativo, ativei a aba serviço, e lá apaguei o caminho do driver antigo e adicionei o caminho do driver novo e não deu certo.

Nas pastas do ireport encontrei o arquivo org-netbeans-modules-db-drivers.xml, e nela estava apontando o driver antigo ainda. Alterei para o driver novo, não deu certo.

Se apagar o driver antigo na pasta 4.7.0\ide10\modules\ext, mesmo adicionando o driver novo, o ireport nem reconhece que há driver de conexão ele diz que não tem driver. Tentei até enganar o ireport, alterando o nome do jar do driver novo com o nome do jar do drive antigo.

Bom de tudo que fiz sempre dá o mesmo erro. Aparentemente ele sempre procura a conexão utilizando o driver antigo, Talvez deve ter alguma configuração em algum lugar que faz ele buscar o driver mais atualizado.

Aguardo contato, esse curso esta meio antigo (PRECISAVA SER ATUALIZADO), tive problema com a versão do jdk também, mas isso já resolvi sozinho.

3 respostas

Oi Leo,

realmente o curso eh antigo :(

Para tentar achar a causa do erro: vc consegue se conectar com MySQL usando o novo Driver a partir de um simples "main" (sem usar o iReport)? Eh para saber se o problema esta no ambiente (iReport, Netbeans) ou algo entre o driver e mysql.

Obrigado e abs

solução!

Olá, Nico, tentei sim, tenho outras aplicações rodando e conectando com o banco e funciona normalmente.

Depois que abri o chamado aqui, eu não desisti, e segui pesquisando. E resolvi o problema. Mas o problema é o iReport, a versão mais nova é a 5.6 e nem assim funciona, ele já foi descontinuado. Mudei para o JasperSoft Studio, e já funcionou de primeira.

Então, este curso esta bem antigo, merece ser substituído pela versão nova. Nesse versão que esta no curso, é preciso redirecionar para o java 1.7 ( isso nem é avisado no curso), no jasper studio nem isso preciso, é só iniciar e funcionar. Só tem um problema, o Jasper Soft Studio tem muita diferença no layout e funcionalidades, estou sofrendo para adaptar o curso a versão nova. Então recomendo que seja substituído urgente, pois é um curso muito importante.

Outra coisa, você esta indicado como professor do curso, mas não é você que esta dando as aulas. (pelo menos não na primeira e segunda).

Sou seu fã Nico, já fiz vários cursos seus.

Obrigado, Abraços.

Att.

Léo M. Lopes

Oi Leo,

vc tem toda razão, esse curso precisa ser atualizado. Ja coloquei na lista das regravações.

Obrigado por não desistir e compartilhar a solução aqui.

abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software