Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

IP's são pré-definidos?

Olá pessoal, tudo bem ?

Me desculpe se a pergunta for muito boba :c

Gostaria de saber se os IP's São pré definidos, tipo quando o professor colocou 192.168.3.1, se eu quisesse deixar de outra forma, eu poderia ? e ainda sim iria continuar funcionando a internet e etc ? Obrigado pela atenção. ;D

1 resposta
solução!

Olá Emily!

Não se preocupe com isso, pois toda pergunta é válida, o problema é continuar com dúvida!

Nesse momento no curso, ainda não foi falado sobre os IPs públicos e os IPs privados. Esses IPs de redes internas, como esse exemplo que você deu (que começa com 192.168.0.X) é um IP privado. Algumas faixas de IPs são usadas apenas nesse tipo de redes, então o administrador de redes define quais serão os IPs usados nessas redes internas.

Outros tipos de IPs que são chamados de públicos, são comprados por provedores de serviços e esses IPs são usados para ligar um roteador a outro. Esses IPs compõe a internet. Neste caso, os IPs são fixos para cada interface que conectará em outra rede.

Parece um pouco complexo esse assunto, mas no decorrer do curso ficarão bem claras essas diferenças e usos dos IPs.

Se você olhar os IPs de todos os dispositivos que se conectam ao seu roteador, verá que todos eles começam da mesma forma. Ex: seu roteador tem o IP 192.168.0.1, seu notebook tem 192.168.0.2 e assim por diante.

Se você alterar o IP do seu notebook para 192.168.0.26, ainda assim continuará conectada. Mas se trocar algum dos três primeiros octetos (192.168.0), então não conseguirá se conectar normalmente, terá que fazer algumas configurações.

De novo, fique sossegada, que no decorrer do curso você entenderá todos esses conceitos.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software