Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

IP Fixo vs IP Dinamico (DHCP)

Ola pessoal :)

Gostaria de tirar uma duvida, conversei com um amigo que fez um curso técnico de redes e ele me informou que é melhor (e seguro) ter um IP dinâmico do que IP Fixo. Procede esta informação ? Pois segundo ele fica mais difícil você ter a rede invadida por terceiros

1 resposta
solução!

Boa tarde! eu não sou a pessoa mais indicada para lhe responder, porque meu conhecimento é pouco em redes, mas vou arriscar a lhe dar uma resposta.

O IP fixo só é necessário para alguns casos, por exemplo, digamos que você tenha uma aplicação que use VPN(Virtual Private Network), é necessário que aja ip fixo, ou se você está contratando um link dedicado de uma empresa, existe outros casos também, mas vamos ficar só com esses para exemplo. E isso traz alguns riscos, mas não quer dizer que só por isso seja inseguro, todos os sites usam IP fixo, agora você necessita de um certo conhecimento para implementar uma rede desse tipo, agregando algumas ferramentas de segurança, como um firewall , da mesma forma não significa que só porque seu IP é dinâmico você está seguro.

Quais as vantagens de um ou outro então?

O IP dinâmico que é fornecido por um DHCP(Dynamic Host Configuration Protocol ) é bem mais simples para ser implementado, imagine que você tivesse que implementar uma rede em uma empresa com 200 computadores, e tivesse que colocar o IP de cada uma manualmente no "roteador " , isso seria maçante, sem falar na probabilidade de erros que isso poderia acarretar, já o IP estático como citei acima facilita a implementação para aplicações, porque quando você solicita uma URL (Uniform Resource Locator) para um navegador ele primeiro manda essa informação para o seu DNS(Domain Name System) que no caso de internet doméstica fica no roteador, e caso não ache ele manda essa requisição para outro DNS externo, esse por sua vez tenta achar um endereço de IP 'FIXO' para lhe retornar uma resposta, então imagine se IP fixo não fosse seguro, os sites teriam que mudar de IP com certa frequência, eu nem sei como seria possível, mas enfim, não vou me prolongar muito porque isso já tá ficando grande, espero ter ajudado a sanar sua dúvida.

Obs: pesquise mais sobre o assunto, eu sou desenvolvedor e não trabalho muito com redes, só tenho um pouco de conhecimento como as coisas funcionam, posso ter errado em algo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software