Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

IONIC ou ANDROID STUDIO

Próximo semestre vou implementar meu sistema para o TCC da faculdade. Primeiramente veio a minha cabeça fazer no Android Studio, já que na faculdade vi alguma coisa de Java, e até que gostei. Mas em conversas com amigos e colegas do trabalho da área de desenvolvimento (eu trabalho na infraestrutura/seg) me falaram para mudar e ir pro IONIC e fazer uma aplicação hibrida. Gostaria de opiniões de vocês sobre isso. Não tenho muita experiência com desenvolvimento com nenhum dos dois, na vdd toquei algumas vezes no Android Studio, mas no IONIC nadinha... Tenho algum conhecimento com CSS, HTML e JS. Grato pela atenção, se aqui não for o local pra publicar isso, me desculpem .-.

7 respostas

Depende do contexto que irá utilizar e o nível de recursos. Um app em Android teria mais recursos devido Bibliotecas e funcionalidade. Porém não rodaria em um IOs. Já o híbrido deve funcionar. Então tudo depende de qual finalidade é aplicação será realizada.

Pensando aqui agora eu não tenho ideia de todas as funcionalidades, mas a câmera e o GPS tenho quase certeza da utilização.

Eu optaria por Android Studio, pelas facilidades de bibliotecas nativas e por ser onde conheço um pouco melhor. Mas não que o IONIC ou outras linguagens hibridas sejam inferior. É questão de escolha mesmo.

solução!

Olá,

Depende do contexto, mas uma coisa que você deve se atentar é: você deve entregar os produtos em funcionamento? Digo, eles devem estar nas respectivas lojas disponíveis para download ao final do TCC?

Se sim, temos o problema da publicação nas lojas.

Na PlayStore da Google você paga $25 uma vez e pode publicar apps por toda sua vida. Já na AppStore da Apple, você deve pagar $99 por ano para publicar sua app ($299 por ano se você tiver conta de empresa) - o que não o torna tão viável assim.

Logo, se você já não tiver a conta na Apple, o híbrido não seria tão interessante pois você não teria como disponibilizar a app iOS (não acho que seja uma opção pagar 99 dólares só pra publicar uma app para TCC...).

Já a app android é mais fácil . Particularmente, sou a favor do Android Studio visto que existem bugs em que o conhecimento de nativo é necessário para resolver, indiferente se a app foi desenvolvida híbrida ou nativa.

Espero ter ajudado de alguma forma.. até mais!

Tais, muito obrigado pelas dicas! Não é necessário estar publicado em nenhuma loja. Essa parte dos Bugs e ter que consertar "nativamente" eu não sabia. Eu vejo que o Android Studio está se tornando a melhor opção. Meu orientador falou pra utilizar o Firebase, do Google e pesquisando vi que existe uma extensão pro IONIC, mas é BETA, então...

Eu prefiro o desenvolvimento nativo para conhecer mais como as aplicações são construídas em suas raízes - mas não acho o desenvolvimento híbrido ruim. A grosso modo, os híbridos são apps que usam webViews - telas de aplicativos que funcionam como navegadores e carregam páginas webs.

Eu uso bastante o firebase, mas para estatísticas e registro de bugs! Já fiz várias aplicações como projetos para a faculdade e o último foi uma app que ensina Orientação a Objetos. No projeto eu usei o firebase para tirar estatísticas de uso, por exemplo quantas vezes abriram a app, quantas pessoas acessaram determinado assunto..

A app está disponível para download na PlayStore (Android) com o nome Mure. Se quiser dar uma olhada no projeto e no uso do firebase no código, ele está disponível nesse link do GitHub:

https://github.com/taisbatuira/Mure

Bons estudos!

Valeu!! Ta dando uma surra de dicas, heim! Vou te pentelhar durante os próximos meses, Tais, espero contar com suas dicas. A utilização do firebase vai ser pra registro de bugs mesmo. Ahhh eu baixei o app! Bem fácil de mexer!