Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Inúmero pacotes recebidos

Assim que eu terminei a aula 8, por curiosidade testei o ping para o IP 192.168.0.0. Enviaram 4 pacotes e 15 foram recebidos, por que isso acontece? Ou é só uma coisa bobinha?

3 respostas

Olá Samuel,

Só para ver se entendi corretamente, as estatisticas do resultado mostraram que foram enviados 4 pacotes e foram recebidos 15?

Isso mesmo, Professor. Foram 4 pacotes para todos os IPs, exceto o IP 192.168.0.1, que recebeu apenas 3.

solução!

Oi Samuel,

No caso de receber apenas 3 pacotes ocorre pelo fato de a primeira vez que nos comunicamos com um dispositivo, nossa máquina ainda não possui o registro de qual é o endereço MAC da máquina a qual estamos querendo nos comunicar e com isso, o protocolo ARP é lançado, uma vez que a máquina de destino receber esse protocolo ARP, a máquina de destino irá responder para a máquina de origem informando o respectivo endereço MAC que possui e com isso a máquina de origem poderá popular a tabela ARP com essa informação.

Uma vez que a máquina de origem tenha essa informação, saberá onde enviar as informações e com isso os demais pacotes pings são retornados. Na próxima vez que realizarmos o teste, a máquina de origem já possui tais informações na tabela ARP e com isso os 4 pings deverão ser retornados

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software