Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Introspectivo

Olá professora, tudo bem?

Gostaria de uma visão sobre ser introspectivo, pois parece algo que não é desejável, mas que tem sua relevância. Parece que a todo momento tenho que estar me comunicando, e não consigo ver isso como algo tão positivo já que a impressão que passa é de que ser introspectivo é algo a se combater, tudo bem esse final foi dramático, mas penso que tenha ilustrado.

Obrigado desde já!

5 respostas

Olá!

Vamos ver se entendi... :)

Não vejo problema a pessoa ser introspectiva, desde que isso não limite a pessoa a se comunicar e se relacionar com os outros.

Se você acha que o fato de todo momento ter que se comunicar está demais, começa a se observar: vale a pena ficar mais quieto? Se a resposta for sim, tudo bem. Só observa se isso está impactando na sua relação com seus colegas, porque talvez a introspecção em excesso acaba gerando uma reclusão, afastamento das pessoas.

Era mais ou menos isso que você queria saber?

Sim. É que parece, pode ser apenas uma percepção minha, que o introspectivo não parece ser valorizado.

Entendo o objetivo do curso é ajudar pessoas que vivem no extremo. Mas alivia saber que posso continuar introspectivo, sem ser extremista.

Obrigado :)

Verdade Edson,

Entendo o seu ponto de vista e o contrário também é verdadeiro, aquela pessoa que se "vende demais" também pode causar má impressão para os outros, pode dar aquela ideia de que "lá vem ele de novo", sabe?

Quando mais equilibrados estivermos, melhor para todos, inclusive para nós mesmos :)

Achar o equilíbrio é trabalhoso. Tenho falhado em encontrá-lo, daí o curso onde posso refletir onde estou falhando, mas por em prática leva um certo tempo já que parece que estamos condicionado a repetir padrões de comportamento, não tenho certeza se é real essa última parte.

Obrigado pela gentil atenção ^_^

solução!

Fique tranquilo, o processo é lento, vai ter dias que você vai acertar brilhantemente, outros dias podem ser diferentes... o importante é você não desistir e estimular a sua consciência para tentar acertar cada dia mais.

Imagina, é muito legal trocar ideias sobre isso. Espero ter ajudado :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software