1
resposta

Intervalo de confiança

Olá,

Tenho duas dúvidas a respeito do cálculo do intervalo de confiança:

  1. Quando quero calcular o intervalo de confiança sem conhecer o desvio padrão populacional, o que é a variável 's'?

  2. No notebook, no item 4.4, mostra a fórmula para calcular o intervalo de confiança para a média da populaçã. A mesma fórmula serve se eu quiser calcular o desvio padrão populacional? Como ficaria a equação?

Agradeço desde já!

1 resposta

Olá, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Quando você está calculando o intervalo de confiança para a média da população e não conhece o desvio padrão populacional, você utiliza o desvio padrão amostral 's', em vez do desvio padrão populacional 'σ'. Imagine que você tem uma caixa cheia de números, mas você não pode ver todos eles, apenas alguns. Quando você tira uma amostra desses números, você calcula o desvio padrão amostral 's' para saber como os números na amostra se espalham ao redor da média da amostra. O 's' é uma estimativa baseada no que você viu na amostra.

A fórmula para calcular o intervalo de confiança para a média da população é diferente da fórmula para calcular o desvio padrão populacional. Para calcular o desvio padrão populacional, você precisa usar a fórmula específica para essa situação:

Fórmula do desvio padrao populacional

No primeiro curso dessa formação, o instrutor aborda mais afundo sobre esse cálculo.

Espero ter esclarecido suas dúvidas!

Se tiver mais alguma pergunta, é só compartilhar no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software