1
resposta

Interpretando gráfico de autocorrelação

Olá pessoal, tudo bem? :) Tenho algumas dúvidas sobre o gráfico de autocorrelação, como eu posso interpretá-lo? 1º) Conforme o gráfico tem valores mais extremos, mais próximos de +1 ou -1, quer dizer que os meus dados eles tem uma correlação mais forte entre si? Por exemplo, a venda do mês atual tem uma correlação forte com a do mês anterior? 2º) Existe a autocorrelação entre duas séries diferentes? Vi que esse termo é bastante usado em casos de regressão, para validar modelos. Seria o caso de verificar a correlação entre as minhas observações e as previsões geradas pelo modelo escolhido? Quanto maior a correlação mais assertivo é o modelo?

Sei que não é exatamente o tema da aula, mas se puderem dar uma força agradeço =D

1 resposta

A ideia básica de correlação direta é dizer que valores aumentam juntos e uma inversa é dizer que se um aumenta o outro diminui. Um exemplo de correlação direta: quando a quantidade de venda de sorvete aumenta observamos que o número de afogamentos aumenta também. Lembrando que isso não é causa e efeito, apenas correlação. Uma correlação inversa seria por exemplo o aumento de multas de trânsito e a diminuição de mortes por acidentes. pode ser causa e efeito, mas não necessariamente.