Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Interpretação dos coeficientes estimados

Olá

Vimos no módulo 5 que:

  • Intercepto: excluindo o efeito das variáveis explicativas (X2 = X3 = 0 ) o efeito médio o Preço dos Imóveis seria de R$ 11.326,68 (exp[9.334916]).
  • Área(m²): Mantendo-se o valor de X3 (Distância até a Praia) constante, um acréscimo de 1% ma Área de imóvel gera, em média, um acréscimo de 1.06% no Preço Imóvel.
  • Distância até a Praia(km): mantendo-se o valor de X2 (Área) constante, um acréscimo de 1% da Distância de um imóvel até a praia gera, em média, decréscimo de 0.49% no Preço do Imóvel.

Porém, para área e distancia até a praia, o correto não seria fazer a conversão em exponencial também para indicar a variação ao preço do imóvel? Assim como feito para o intercepto. Ou seja:

  • Área(m²): Mantendo-se o valor de X3 (Distância até a Praia) constante, um acréscimo de 1% ma Área de imóvel gera, em média, um acréscimo de 1.06% no log do Preço Imóvel.
  • Distância até a Praia(km): mantendo-se o valor de X2 (Área) constante, um acréscimo de 1% da Distância de um imóvel até a praia gera, em média, decréscimo de 0.49% no log do Preço do Imóvel.
1 resposta
solução!

Olá, Vladimir, tudo bem?

Sim, sua interpretação está correta! Um acréscimo de 1.06% na área do imóvel gera, em média, um acréscimo de 1.06% no log do preço do imóvel. Essa é a interpretação correta do coeficiente da área do imóvel no modelo log-linear. O mesmo vale para a distância até a praia, um acréscimo de 1% na distância até a praia gera, em média, um decréscimo de 0.49% no log do preço do imóvel.

No entanto, reforço que ambas as interpretações estão corretas, porém, a sua sugestão é mais assertiva, pois considera a transformação logarítmica que foi aplicada ao modelo.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!