1
resposta

Interpretação do Histogramga

aulas <- c(2,4,4,6,6,6,6,8,8,10)

Ola bom dia! 
So para eu confirmar se entendi. O codigo acima gera um histograma com a primeira barra tendo 3 itens. 

Pelo que interpretei, os 2 primeiros itens do histograma são do tipo >= e <= e apartir do 3º elemento são do tipo > e <=.

Explico, os 2 primeiros elementos tem a quantidade maior ou igual ao elemento. No caso acima maior igual a 2 (o que inclui o 2) e menor ou igual a 4 (o que inclui o 4) por isso a barra tem 3 elementos. 

A partir do 3º elemento são do tipo maior (sem o igual). Então no caso acima são maior que 4 (o que não inclui o 4) e menor ou igual a 6 (o que inclui o 6), dai a explicação para ser 4 elementos e não 6( que seria se o 4 fosse do tipo maior ou igual).

Não sei se me fiz entender, mas minha duvida seria essa. Obrigado
1 resposta

este código apenas cria um vetor de números que pode ser apresentado num histograma se utilizar o comando:

hist(aulas)

Histograma demonstra com que frequência X número aparece e isso no R é feito a partir de um algoritmo padrão do própio software, que irá determinar os break points para a montagem do gráfico. Este algoritmo não é muito bom para uma amostra de poucos valores, O recomendável seria escolher manualmente dessa forma:

hist(aulas,  breaks=0.5:10.5)

E sim, o histograma apresentado na aula está errado exatamente por conta do algoritmo padrão do R. O correto a ser mostrado seria:

  X
 XXX
XXXXX  

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software