1
resposta

Interpretação do Coeficiente de Regressão

Boa tarde.

Por gentileza, eu gostaria de saber, como eu posso interpretar o coeficiente de regressão abaixo.

const    207.903314
X          0.297291

Eu posso dizer que um acréscimo de 1% na renda de uma família gera, em média, um aumento de 30% nos gastos da família ?

1 resposta

Olá Rafael, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar

O coeficiente const indica de onde a reta irá partir, ou o valor que intercepta o eixo y. Basicamente, quando o valor de x, que é a variável explicativa, for igual a 0, teremos em y um valor igual ao valor const.

No exemplo dado na aula, isso indica que se a Renda das famílias ( x ) for igual a 0, teremos um Gasto das famílias ( y ) igual a 207.90. Claro que isso é uma aproximação para os nossos dados, um valor que traz o menor erro, e talvez o valor de x = 0 não faça sentido na realidade, portanto utilizamos somente a faixa de valores para o eixo x que faz sentido dentro do contexto trabalhado.

Já o coeficiente 0.297291, indica que para cada acréscimo de 1 unidade no eixo x ( Renda das famílias), teremos um acréscimo de 0.297291 no eixo y ( Gasto das famílias). Esse acréscimo não é em percentual e sim um valor absoluto.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software