Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Interpretação da Diretiva Primária de Norm Kerth

"Independentemente do que descubramos, nós entendemos e realmente acreditamos que todos fizeram o melhor trabalho que podiam, dado o conhecimento na época, suas habilidades, os recursos disponíveis e a situação em jogo."

Norm Kerth - Diretiva primária de retrospectivas

Acho ótimo começar uma reunião assim pois deixa todo o time confortável, pois não culpa individuos e nem aponta erros mas mostra que somos todos um time. Ainda não estou na área mas certamente iniciaria a reunião de retrospectiva tratando o time como um time que pode melhorar com erros e se beneficar ainda mais.

2 respostas
solução!

Olá Marcos, tudo bem?

Essa diretiva é muito importante para criar um ambiente seguro e de confiança entre os membros da equipe, onde todos se sentem à vontade para compartilhar suas opiniões e sugestões para melhorar o trabalho em equipe.

Obrigada por compartilhar sua resposta conosco e enriquecer nosso fórum.

Parabéns pela elaboração de sua resposta e te desejo uma ótima jornada de estudos.

Se essa resposta te ajudou,Marcos, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Diretiva Primária para Retrospectiva (DPR), é um termo criado por Norm Kerth, onde trata-se de uma cerimônia que orienta as pessoas para uma mentalidade colaborativa, assegurando que a retrospectiva tenha a cultura certa para resultar um evento positivo e orientado a resultados.

Independentemente do que descobrimos, entendemos e acreditamos verdadeiramente que todos fizeram o melhor trabalho que podiam, considerando o que sabiam na época, suas habilidades e habilidades, os recursos disponíveis e a situação em questão.

Resumindo é isso: mentalidade colaborativa e uma cultura que resulta em um evento positivo para toda equipe, sem procurar culpados e buscando também a motivação de toda equipe sabendo que todos deram seu melhor. A primeira coisa que eu faria como Scrum master seria desmistificar a ideia de que estamos em busca de erros e de culpados por falhas, mas em busca de melhorias contínuas e de maior integração entre a equipe e consequentemente bons resultados e uma equipe motivada para os próximos sprints ou projetos.