Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Internet das coisas - Nodemcu para de publicar tópicos após alguns minutos

Professor.

Estou desenvolvendo um monitoramento de temperatura e umidade. Uso o nodecmu, o sensor dht22 e um display SD1306. A cada 5 minutos, salvo o valor da temperatura em um banco de dados baseado em MySQL. As informações de temperatura e umidade são publicadas no serviço da Adafruit.

Só que estou com um problema. O sistema funciona por alguns minutos. Depois ele para de funcionar. Não publica e nem salva os dados.

Não aparece nenhum erro no monitoramento pela porta serial.

O sistema só volta a funcionar quando pressiono o botão reset.

Alguém pode me ajudar? Tentei postar o código mas o não consegui salvar todas as linhas no post.

5 respostas

Caro Nilo,

Possivelmente algum problema no seu código.... Eu testaria da seguinte forma: 1 - "desabilita o save no mysql"e testa a publicação. Se funcionar você já sabe onde está o problema. Se não, o erro está relacionado a parte de publicação. Nos cursos tem vários exemplos inclusive o publish em outras plataformas como o cloudmqtt. Bom teste !

Olá Ricardo, O AdaFruit tem alguma limitação no plano free? Possui limitação de quanto tempo os tópicos podem ser publicados. Posso enviar o meu código p você me ajudar? Eu fiz dois testes. No primeiro deixei só a rotina que salva a temperatura no banco de dados habilitada. Desativei o código da publicação. Funcionou perfeitamente. No segundo teste. Deixei a rotina de publicação funcionando e desativei o código que publica no AdaFruit. Também funcionou.

Nilo,

Sim todo plano free tem uma limitação, inclusive acessei a página deles agora. Acesse e veja (quase no fim da página). https://io.adafruit.com

Deve ser esta limitação que faz o node parar de publicar. Pois eu não encontro nenhum erro no monitor serial. Você indica algum serviço semelhante? Que possa publicar e criar dashboards?

solução!

Como você precisa de dashboard pode tentar o cayenne https://mydevices.com/cayenne/landing/arduino/ que também é gratuito (com as devidas limitações).

Depois disto existem as versões pagas (profissionais) como a aws, bluemix, etc.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software