Bom dia a todos!
Existe algum curso ALURA que nos ensina a desenvolver ou usar alguma biblioteca para criação de interface em java (desktop e web)?
Obrigado.
Bom dia a todos!
Existe algum curso ALURA que nos ensina a desenvolver ou usar alguma biblioteca para criação de interface em java (desktop e web)?
Obrigado.
Oi Rafael, tudo certo? Também sou estudante aqui da alura. Por enquanto, ainda não há cursos de interface gráfica para desktop. No entanto, tem a carreira de desenvolvedor java web, e desenvolvedor java web Enterprise, as quais vão abordar o desenvolvimento de sistemas web, com interface voltada para a web.
Rafael,
De uma olhada nesta carreira:
https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-java-junior-web
Muito obrigado!
Olá Rafael,
Para desenvolver interfaces gráficas para desktop em Java, normalmente utilizamos o pacote Swing ou Java FX. Realmente aqui na Alura não temos cursos que abordem esses tópicos. Eu comecei aprendendo Java com o livro "Java Como programar - Deitel" e esse livro possui vários capítulos dedicados ao pacote Swing para o desenvolvimento de interfaces gráficas. Caso tenha interesse vale a pena dar uma conferida nele.
Já para o desenvolvimento Web utilizamos o próprio Html, Css e Javascript. Podemos utilizar também algumas implementações JSF que facilitam muito nossas vidas (PrimeFaces, RichFaces, IceFaces, etc.) Aqui no Alura você vai encontrar diversos cursos nessa área.
Agora vou dar minha opinião pessoal.
O forte do java sempre foi a Web, se eu precisasse desenvolver uma aplicação grande totalmente em desktop eu pensaria duas vezes em começar esse projeto utilizando o Java. O pacote Swing é muito atrasado comparado a pacotes gráficos na linguagem C# por exemplo.
Não sei se o pessoal compartilha da mesma opinião que a minha.
Espero ter ajudado.
Swing ainda não foi abandonado pela oracle, mas o JavaFX é o caminho de GUI que a oracle está tomando com Java