1
resposta

Interagindo com HTML - Desafio 1 resolução

• Altere o conteúdo da tag h1 com document.querySelector e atribua o seguinte texto: Hora do Desafio.
let titulo = document.querySelector('h1');
titulo.innerHTML = 'Hora do desafio';
  • Crie uma função que exiba no console a mensagem O botão foi clicado sempre que o botão Console for pressionado.
function cliqueConsole() {
    console.log('O botão console foi clicado')
};
  • Crie uma função que exiba um alerta com a mensagem: Eu amo JS, sempre que o botão Alerta for pressionado.
function cliqueAlert() {
    alert ('Eu amo JS')
};
  • Crie uma função que é executada quando o botão prompt é clicado, perguntando o nome de uma cidade do Brasil. Em seguida, exiba um alerta com a mensagem concatenando a resposta com o texto: Estive em {cidade} e lembrei de você.
function cliquePrompt() {
    let resposta = prompt ('Me diga uma cidade do Brasil');
    alert (`Estive em ${resposta}e lembrei de você`);
  • Ao clicar no botão soma, peça 2 números inteiros e exiba o resultado da soma em um alerta.
function cliqueSoma () {
    let numero1 = parseInt(prompt ('Me diga um número inteiro'));
    let numero2 = parseInt(prompt ('Agora me diga outro número'));
    let soma = numero1 + numero2;
    alert (`A soma dos números ${numero1} e ${numero2} é igual a ${soma}`);
}
1 resposta

Oi, Marcelo! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei muito da sua resolução, ficou clara e bem estruturada. Sua ideia faz sentido, principalmente ao criar funções para cada interação, deixando o código organizado.

Continue praticando dessa forma, pois quanto mais você explora, mais natural fica trabalhar com funções e eventos em JavaScript.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!