Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Interação no Fórum

Para mim, a extração de dados repetitivos de documentos é o que mais me faz gastar tempo. Extrair dados direto para uma planilha em excel para que possam ser apenas conferidos ou validados otimizará muito minha produtividade.

1 resposta

Oi, Mayra! Tudo bem?

Obrigada por sua interação no fórum, a sua reflexão traz um ótimo exemplo de como a IA pode ajudar em tarefas repetitivas sem tirar o controle humano da validação.

A extração de dados de documentos para planilhas combina bem com o filtro da repetibilidade, já que envolve identificar padrões e organizar informações em colunas. Uma dica interessante para o futuro é criar uma estrutura simples para orientar a IA sobre quais dados extrair antes de levar para o Excel.

Documento: nota fiscal
Campos para extrair:
- nome do cliente
- data de emissao
- valor total
- numero do documento

Formato de saida:
cliente | data | valor | numero

Esse modelo ajuda a IA a devolver os dados de forma mais organizada, facilitando a conferência e reduzindo ajustes manuais. Você já pensou em quais campos seriam mais importantes para extrair primeiro nos documentos que usa no dia a dia?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!