Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Interação!

Olá, sou o Gil

Posso afirmar que sou movido por desafios e em 2024 recebi um do meu antigo gestor: criar uma matriz de prazos!

Ao avaliar a demanda, inicialmente, achei que seria tranquilo. Me enganei, porque exigia um conhecimento de Excel nível hard.
Fui trabalhando durante a semana aos finais de expedientes para entender o que ele pretendia e quando chegou o sábado me propus a concluir a missão.
Iniciei às 08h00 da manhã e parei às 00:00. Já era domingo, descansei e a retomei no mesmo horário do dia anterior e só acabei, mais uma vez, após a meia-noite (já era segunda-feira).

Resultado: 100% concluída, dinâmica e prática.
Ganho: experiência, criatividade, confiança e um conhecimento exponencial.

Valeu Professora Aline!

2 respostas

Olá, Gil. Como vai?

Sensacional o seu relato! Parabéns pela persistência, foco e determinação em encarar esse desafio. Essa jornada de imersão que você descreveu no fim de semana ilustra perfeitamente o conceito prático de uma das metacompetências mais valiosas abordadas no curso: a resolução de problemas complexos combinada com a aprendizagem autodidata.

Muitas vezes, as pessoas acreditam que a criatividade é um talento restrito a quem trabalha com artes, design ou escrita. No entanto, o seu caso mostra que a criatividade técnica — encontrar saídas inovadoras e dinâmicas dentro de uma ferramenta como o Excel para resolver uma dor de prazos do negócio — é uma soft skill crucial e altamente valorizada, especialmente na era da Inteligência Artificial.

A IA pode gerar fórmulas de forma rápida, mas a habilidade humana de entender o contexto, passar o final de expediente refinando o que o gestor precisava e ter a resiliência para testar até alcançar uma solução 100% dinâmica é algo insubstituível.

Esse processo de superar um grande obstáculo ativa o que a psicologia chama de "Ciclo de Ganho de Confiança Técnica", onde o esforço se converte em conquistas reais:

• Pensamento Crítico: Analisar uma demanda que parecia simples e desconstruí-la para mapear a real complexidade.
  • Resiliência e Foco: Manter a disciplina e a energia em blocos longos de dedicação (como o seu final de semana intenso) para alcançar o estado de fluxo (flow).
  • Conhecimento Exponencial: Quando você sai da sua zona de conforto no Excel básico e domina recursos avançados por conta própria, você muda de patamar profissional.

Com certeza o Gil que iniciou o sábado às 08h00 não era o mesmo que concluiu a missão na virada para a segunda-feira. Esse tipo de experiência serve como combustível para os próximos desafios que aparecerem na sua carreira.

Continue com essa mentalidade impulsionadora e aproveitando muito as aulas da professora Aline!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Show d+ Evandro,

Vamos juntos!

Muito obrigado!