3
respostas

Integração Java Script com PHP

Olá,

Estou fazendo cursos atualmente de Java Script, porém já fiz alguns também de PHP e estou com um projeto em andamento.

Meu site está funcionando com a estrutura que criei com base nos cursos de PHP com MVC. Não estou usando framework, somente estruturando o projeto em classes PHP para model, controller, view e um repository para busca e manipulação de dados.

Agora com os cursos de Java Script quero fazer algumas rotinas para otimizar o site com interações do usuário com filtros e outras coisas que estou aprendendo.

Meu desafio agora é conseguir fazer com que as classes que busco dados no banco de dados com PHP sejam usados nas páginas com Java script.

Uma das rotinas que tenho no site que busca dados de artigos e mostra na página consegui integrar fazendo com que meu controller em PHP transforme o array de dados em um JSON, assim eu faço no Java Script um fetch na url do meu controller e ele me devolve o JSON e trato ele mostrando os dados com o java script (até o momento usando conhecimentos nos cursos de PHP e java script e conseguindo fazer funcionar)

Minha preocupação é com as boas práticas, para não começar a gerar muita coisa que funcione sem um padrão de boas práticas.

Eu não trabalho na área de sistemas, mas estou engajado em um projeto pessoal e os cursos que tenho feito estão me ajudando muito a evoluir no meu conhecimento e quero ir avançando gradativamente para aprimorar meu site e ir aprendendo.

Minha dúvida agora está no seguinte:

Como tenho toda a estrutura de classes em PHP e quero usar Java Script nas páginas para mostrar e manipular os dados eu gostaria de saber se é uma boa prática eu usar nas views por exemplo, alguma rotina que eu tiver em PHP que me retorno um dado que eu quiser usar em JS, eu salvar o dado em um data atribute e depois usar com JS?