1
resposta

Integração de KPIs com gráfico dinâmico

Uma duvida que o professor não explicou na aula é que se eu adicionei mais colunas e a coluna de status em "Entradas x Saídas", o meu gráfico dinâmico também vai receber duas colunas a mais e dois rótulos a mais para estes dados.

Segue anexo: https://ibb.co/HPRwkL3

Tentei criar gráfico normal, mas não consigo explicitar através da guia Design e depois Selecionar dados que eu não quero que apareça duas colunas não habilita o botão editar.

Você consegue me explicar através de um gif como eu faria para:

• (i) Selecionar da tabela dinâmica que no gráfico eu quero somente duas colunas de dados, e não status e Meta? Ou teria que fazer outra planilha dinâmica para criar o gráfico?
  • (ii) Como definir que eu quero somente um rótulo de dados, quando eu tiver mais que um rótulo? O rótulos possuem essa customização?
1 resposta

Oii, Jéssica! Como você está?

Claro, vou te auxiliar em suas dúvidas. E agradeço por interagir por aqui trazendo esses pontos, Jessica, com certeza vai ajudar a comunidade também.

Primeira dúvida:

Para isso, você pode ajustar os campos da tabela dinâmica antes de criar o gráfico. Aqui está um passo a passo:

1. Selecione a tabela dinâmica que você criou.
  2. Clique com o botão direito do mouse sob ela e selecione Mostrar listas de campos, desmarque as colunas que você não quer incluir no gráfico (no seu caso, "Status" e "Meta").
  3. Com a tabela dinâmica ajustada, crie o gráfico dinâmico. Vá para a guia "Inserir" e escolha o tipo de gráfico que deseja.

Segue o gif do ajuste na tabela:

Gif ilustrando os passos mencionados anteriormente para extrair as colunas status e meta que a aluna deseja.

Segunda dúvida

Para ajustar os rótulos de dados no gráfico dinâmico, siga estes passos:

1. Clique no gráfico dinâmico para selecioná-lo.
  2. Vá para a guia "Design" do gráfico.
  3. Clique em "Selecionar Dados".
  4. Na janela que se abre, você pode editar as séries de dados e os rótulos. Para remover rótulos indesejados, selecione a série correspondente e clique em "Remover".

Segue o gif:

Captura de tela em gif ilustrando os passos descritos anteriormente para a edição dos rótulos no excel.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, conte conosco aqui no fórum.

Bons estudos, Jéssica!