5
respostas

integração de equipes e resolução de conflitos

Quem promove o ajuste da equipe no caso em que chegar a um ponto de nao resolução de conflitos entre membros? O Scrum Master? A equipe coletivamente?

5 respostas

Olá, Alejandro! Tudo bem?

De modo geral, os conflitos devem ser debatidos primeiramente entre todos os membros da equipe, internamente, a fim de se chegar à resolução dos conflitos sem a necessidade de envolver pessoas externas ao time. Contudo, caso a situação a situação já tenha sido discutida pelos membros da equipe e não tenha havido melhoras, e se estiverem ocorrendo impedimentos que prejudicam o desenvolvimento do trabalho, o Scrum Master deve auxiliar na situação, conversando com os membros para entender a situação e tentar contornar estes impedimentos. Porém, não é sua função designar cargos, contratar, demitir ou promover ajustes de funções. Assim, conflitos entre membros devem ao máximo ser resolvidos entre os membros do time, com auxílio do PO e SM na medida em que for permitido de acordo com suas atribuições.

Ficou um pouco mais claro?

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraço e ótimos estudos! :)

Acho que é importante o Scrum Master identificar tais conflitos dentro da equipe, nos casos em que a própria equipe não "pede ajuda". Alguns conflitos somente serão identificados no acompanhamento das entregas. Por isso a importância do SM além de verificar as entregas nas reuniões diárias, também checar o relacionamento interpessoal entre os integrantes.

Olá, Daniel! Tudo bem

Muito obrigado por compartilhar seu entendimento conosco! Ótima reflexão sobre o assunto, a identificação destas situações é realmente de extrema importância, principalmente para evitar que haja comprometimento nas entregas. E o SM pode sim verificar e servir de apoio neste contexto. Muito bacana a menção à checagem do relacionamento interpessoal dos integrantes, a qual pode ser feita com dinâmicas e atividades propostas pelo SM e aplicadas com o time todo.

Muito obrigado por interagir aqui no fórum e acrescentar ao tema!

Abraço e ótimos estudos! :)

Obrigado pelas respostas! acredito seja um assunto bem sensível porque lidar com datas comprometidas, qualidade e mudanças continuas devem estressar muito a equipe para mante-la performante e com excelencia. Muita empatia e entendimento humano. Abraços e obrigado.

Olá Alejandro!

Por nada, nós que agradecemos com as contribuições sobre o tema! Estes casos podem ser delicados mesmo e como você mencionou muito bem, é necessário empatia e entendimento humano.

Muito obrigado pelos comentários, sinta-se à vontade para compartilhar dúvidas e comentários conosco aqui pelo fórum.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software