Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Integração com uma base de dados

Integração com uma base de dados exemplo para consultar os produtos ou clientes tem alguma sugestão?

1 resposta
solução!

Oi Diego :),

considerando o projeto, a minha sugestão seria de algum banco de dados NoSql. Dentro do Bluemix você pode usar o Cloudant Db. E fora dele, tem diversas opções, uma das mais usadas é o MongoDb.

Mas, sugiro que a sua escolha do banco de dados dependa do tipo de dado que você tem e do que vai fazer com ele.

Se você tiver dados mais sensíveis e for realizar transações, o mais indicado seria um banco de dados relacional, no Bluemix temos o Db2 e fora dele, creio que o mais usado é o MySQL.

E, se você for integrar o que configuramos no projeto, que envolve mais busca e captação de dados, aí sim um dos NoSql que eu citei acima.

Uma das maiores diferenças entre esses tipos de bancos de dados é a possibilidade de você acabar "perdendo" ou não um dado.

Se você transfere um dinheiro no banco e por algum motivo ele não chega para a pessoa que você transferiu, vai dar tilt, isso não pode acontecer, não é mesmo? Mas, se você está salvando numa base os dados de 1.000.000 de sensores, e quando atualiza você tem 0.001, 0.010, 0.003... e perdeu a variação 0.0015, tudo bem, certo?

O que acontece no caso dos sensores é chamado de consistência eventual e essa é uma das características dos bancos NoSql. Então eu poderia resumir a escolha como: você pode arriscar perder algum desses dados e ter algum tipo de inconsistência? Se sim, vá de NoSql, se não, Relacional.

Espero ter dado uma sugestão útil! Qualquer outra questão, só mandar aqui. :p

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software