Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Integração ao firebase com a requisição partindo do servidor

Bom dia, Estou assistindo a aula referente a criação do MessagingService do firebase e estou com a seguinte duvida. Com o getData eu recupero os dados do aluno que foi cadastrado no servidor (conforme mostrado no video) e gostaria de saber sobre a Notificação ela continua a aparecer normalmente? Pois queria fazer o cenário que além dos dados do aluno a ser enviado queria que aparece-se a notificação no aparelho informando que foi cadastrado um novo aluno. e para isso o firebase executa sozinho no aparelho ou tenho que aplicar um tratamento também?

4 respostas

Bom dia Robson, tudo bem?

Quando utilizamos a abordagem do Data precisamos realizar todos os passos manualmente, portanto, será necessário criar a notificação manualmente.

Apenas o Notification aparece sozinho, mas apenas quando estamos em background.

Neste artigo eu explico como criar a notificação quando recebemos a Notification. Porém, é possível também utilizar com o Data.

[]s

Opa Alex Felipe tudo certo? Muito obrigado pelo artigo tem me ajudado bastante. só mais uma pergunta. A exibição da notificação agora funcionando em foreground também continua no background? Para caso o usuário não esteja usando o celular no momento que receber o push do firebase.

solução!

Oi Robson, ela funciona sim, porém existem restrições, ou melhor, casos excepcionais, por exemplo, se o usuário configurar o Android para não receber notificações da sua app, elas não irão aparecer, outro caso é quando o celular entra no modo econômico que restringe diversos serviços...

Em outras palavras, quaisquer ações que impeçam o funcionamento de serviços em background, vai impactar no funcionamento do push notification em background.

Um outro detalhe peculiar, é quando o usuário força a finalização da app, se ele não abri-la novamente, também não vai aparecer... A princípio são esses os casos, podem existir outros, mas, no geral, a notificação vai aparecer ;)

[]s

Bom dia, Muito Obrigado! Tópico solucionado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software