2
respostas

Integração Angular + Node.js

Olá pessoal. Tenho uma dúvida que acredito ser a mesma de alguns que assim como eu, vem de outras linguagens OO e é novato no mundo dos Frameworks JS.

Durante os cursos da formação Programador Angular 2, são apresentadas várias funcionalidades do Angular, vantagens do Type Script, etc. Um ótimo treinamento!

Agora estou concluindo o treinamento de Node.js, onde tbm foram apresentadas muitas ferramentas e funcionalidades q facilitam mto a vida do desenvolvedor. Fiquei realmente entusiasmado.

Entretanto, não consegui captar a idéia de como integrar os dois, visto que têm muitas funcionalidades em comum.

Eu poderia desenvolver um serviço no Node.js que pudesse ser consumido pela Angular num mesmo servidor por exemplo, ou isso não faz nenhum sentido?

E as rotas da aplicação, deveriam ser 'controladas' pelo Angular ou pelo Node?

Questões desse tipo ainda não ficaram claras pra mim. Acredito que seria interessante um treinamento onde pudessemos ver como trabalhar com os dois juntos.

Agradeço desde já pela atenção.

2 respostas

Opa, acho que é uma dúvida comum. Durante o seu curso de angular, na maior parte do tempo, vc usou o node apenas como ambiente para rodar seus scripts e tudo mais, algo com suporte para desenvolver sua aplicação com angular.

No curso de node em si, vc usou ele como ambiente de execução de código mesmo, que nem vc tem quando quer rodar um programa em java :).

Você pode usar os dois em um projeto sim, só que são 2 projetos separados, pelo menos a princípio. Um projeto é o client com angular e o outro seria a api escrita em javascript rodando sobre o node.js.

Entendi. Então a meu entendimento não estava assim tãããão errado (ufa...rs). Sendo assim, eu consigo fazer com que duas apliacaçôes, habitem no mesmo servidor (fisico) uma rodando o meu front Angular com Node servindo, e uma outra aplicação expondo minha api de serviços REST por exemplo, para consumo não só pela aplicação Angular, como tbm por eventuais clientes mobile.

Esse cenário seria viável, não?

Obrigado pela atenção e pelo esclarecimento. Aproveito para parabenizar pela qualidade do treinamento. Está sendo mto produtivo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software