Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Instanciar classe Factory Connection?

Galera, se tivéssemos optado por não usar métodos estáticos e pudéssemos instanciar a classe Factory Connection, nem precisaríamos usar esse padrão Module Pattern, certo? Tendo em vista que as variáveis globais(stores,version,dbName) seriam propriedades(abributos) da própria classe.

Por que não optar por poder instanciar a classe Factory Connection? É por questão de segurança? Em geral, as classes Factory não são instanciadas?

2 respostas
solução!

Fala, Thiago!

O padrão Factory é utilizado quando não há necessidade de instanciar vários objetos do mesmo tipo, seja por não fazer sentido ou por ser um recurso "caro".

Por exemplo: em uma aplicação onde você faz conexão com banco de dados, a conexão é um recurso caro, então, é interessante utilizar o padrão factory lá. Outra questão é: se você criar vários pontos de conexão, um em cada página, em caso de manutenção no mecanismo de conexão com o banco (troca de banco, de framework orm, etc), você terá que dar manutenção em todas as páginas, já que todas possuem o mecanismo de conexão.

Então, nesses casos, é interessante adotar o padrão factory, já que, como o próprio nome sugere, ele será uma fábrica (um ponto único de manutenção) dos seus objetos ou recursos.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Obrigado pela resposta, Manoel.