Olá, eu estou com dificuldade em entender o que instanciação significa, teria como explicar o que essa palavra significa na teoria e na prática?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, eu estou com dificuldade em entender o que instanciação significa, teria como explicar o que essa palavra significa na teoria e na prática?
Olá Gabriel,
Segundo a documentação Python, uma classe associa dados (atributos) e funcionalidades (métodos) em uma só estrutura. Um objeto é uma instância de uma classe, ou seja, a representação de uma classe. Por exemple, temos uma classe Conta, com nome e cpf sendo atributos, com o método depositar sendo um método.
Exemplo:
class Conta:
def __init__(self, nome, cpf):
self.nome = nome
self.cpf = cpf
self.saldo = 0
def depositar(self, valor):
self.saldo = self.saldo + valor
conta1 = Conta(Fulano, 000.000.000-00)No exemplo, conta1 é uma instância da classe Conta.
Complementando o que o colega Anderson falou, a instanciação é a criação de um objeto a partir de um molde que é a classe.
class Quadrado:
def __init__(self, altura, largura):
self.altura = altura
self.largura = largura
self.area = self.altura * self.largura
self.diagonal = (self.altura**2 + self.largura**2)**.5
umQuadradoQualquer = Quadrado(y, x) # criação do objeto chamado umQuadradoQualquer a partir da classe Quadrado.