2
respostas

Instalei o python mas meu computador não reconhece

Boa noite. Instalei a última versão do Python segundo indicado no curso. Eu já tinha uma versão anterior, mas desinstalei e depois instalei a nova. Já fiz aquele esquema de adicionar no Path das variáveis de ambiente do sistema, mas não funcionou. Quando digito o python no terminal ou prompt do windows aparece a seguinte mensagem: Fatal Python error: Failed to import encodings module Python runtime state: core initialized ModuleNotFoundError: No module named 'encodings'

Current thread 0x00003fa4 (most recent call first):

Alguém sabe qual o problema?
2 respostas

Olá, Farith. Tudo bem?

A mensagem de erro que você está recebendo indica que o Python não está conseguindo encontrar o módulo 'encodings', que é essencial para o funcionamento do interpretador. Tente o seguinte:

1. Verifique se a instalação do Python foi concluída corretamente. Às vezes, a instalação pode ser corrompida. Tente reinstalar o Python e, durante a instalação, marque a opção "Add Python to PATH" para garantir que o caminho seja configurado automaticamente.

2. Mesmo que você já tenha adicionado o Python ao PATH, vale a pena verificar novamente. Abra as configurações de variáveis de ambiente do Windows e procure por "Path" nas variáveis do sistema. Verifique se o caminho para a pasta onde o Python está instalado (algo como C:\Python39\ ou C:\Users\SeuUsuario\AppData\Local\Programs\Python\Python39\) esteja listado.

3. Verifique conflitos de versões: Às vezes, versões antigas podem deixar resíduos que causam conflitos. Certifique-se de que todas as versões antigas do Python foram completamente removidas antes de instalar a nova.

4. Reinicie o computador: Após fazer alterações nas variáveis de ambiente, é sempre uma boa ideia reiniciar o computador para garantir que as alterações sejam aplicadas corretamente.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema que você está enfrentando.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Obrigado pela resposta. Segui todas as sugestões acima, mas continua o erro. Tudo começou porque eu já tinha uma versão mais antiga do python, bem antiga, python 2.5 senão me engano. Depois instalei a nova versão, mas quando fui verificar era a versão antiga que estava funcionando. Assim desinstalei essa versão antiga e a partir dai começou o erro. Depois tentei solucionar desinstalando e instalando novamente a versão nova, seguindo todas as sugestões, mas o erro persiste. Depois até tentei instalar (depois de desinstalar) também como administrador e nada, continua o erro. Estou desesperado pois não posso continuar o curso sem o python.