2
respostas

Instalei o python 3.11, mas parece que já havia um python anterior nesta máquina

Instalei o python 3.11, mas parece que já havia um python anterior nesta máquina e eu não sabia. isso pode estar causando o seguinte problema? C:\Users\Tulio>python3 -v 'python3' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

2 respostas

Olá Tito, tudo bem?

Parece que o problema que você está enfrentando pode estar relacionado à configuração do PATH do Python em seu sistema operacional.

Um dúvida, o comando python -v fucniona?

Quando você instalou o Python 3.11, ele não substituiu automaticamente a versão anterior instalada em sua máquina. Por isso, acredito que é necessário ajustar o PATH para que o sistema operacional reconheça a nova versão do Python.

Uma opção é desinstalar a versão anterior do Python e reinstalar a versão mais recente. Outra opção é ajustar o PATH manualmente.

Para ajustar o PATH manualmente, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Abra o Painel de Controle do Windows
  2. Selecione "Sistema e Segurança"
  3. Selecione "Sistema"
  4. Clique em "Configurações avançadas do sistema"
  5. Clique em "Variáveis de ambiente"
  6. Na seção "Variáveis do sistema", encontre a variável "Path" e clique em "Editar"
  7. Adicione o caminho para o diretório onde o Python 3.11 foi instalado (por exemplo, C:\Python311) no final da linha de texto existente, separado por um ponto-e-vírgula (;)
  8. Clique em "OK" para fechar todas as janelas abertas

Depois de ajustar o PATH, tente executar o comando "python3 -v" novamente no prompt de comando. Espero que funcione agora.

Abs, Nico

Grande Tito. Tudo certo?

A questão é a seguinte: o comando python3 -V ou python3 --version, pelo que pude perceber, é usado em distribuições Linux para usar comandos referentes ao Python na versão 3. Se digitarmos o comando python -V ou python --version em uma distribuição Linux, estaremos usando comandos referentes ao Python na versão 2. No Windows, para nos referenciarmos a comandos do Python na versão 3 usamos somente python --comando, como por exemplo, python -V ou python --version para sabermos a versão do Python instalada no sistema. Posso dizer isso, pelo fato de ser usuário de distros Linux e, recentemente, tive que voltar a usar Windows no trabalho e "levei uma surra" até me acostumar a usar o comando dessa forma por sempre tentar usar o comando python3 --comando no Windows ao invés de python --comando. Mas caso queira "sofrer" menos do que eu, pode seguir a dica do Nico Steppat que pode funcionar. Espero que ajude.