21
respostas

Instalar o Flutter SDK para usar a linguagem Dart na sua máquina

Estou tentando instalar o Flutter SDK e estou enrolado. Para não fazer errado, preferi parar e pedir auxilio para continuar a instalação

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Eu parei nesta caixinha Fluttler SDK Path... daqui por diante não sei o que fazer. E em seguida cheguei nessas variáveis de ambiente. Sou muito leigo, estou perdido... qual é o próximo passo? Obrigado.

21 respostas

Oi, Cleber. Tudo bem?

A partir desse ponto, você precisa configurar a variável de ambiente. Seguindo a imagem abaixo, primeiro você clica em Path e depois no botão Editar, vai abrir a janela da direita. Nela você clica em Novo e então passa o caminho onde você instalou o Flutter.

Depois é só ir clicando em Ok para confirmar as alterações.

Captura de tela das configurações das variáveis de ambiente do Windows, destacando as variáveis de caminho específicas do usuário e o diretório Flutter

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Professor, não achei a opção... Ve se fiz algo de errado. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Aparentemente está tudo certinho, você só precisa conferir se o caminho para a instalação do flutter é esse mesma que você passou

Caixa de diálogo para edição de variáveis de ambiente no Windows, destacando o caminho para o diretório 'bin' do Flutter

Você pode confirmar usando no seu terminal o comando flutter --version, se ele retornar uma mensagem informando a versão atual do flutter é porque a configuração da variável de ambiente foi bem feita, se retornar um erro, você precisa conferir o local correto onde o flutter foi instalado e editar novamente o caminho no Path.

Saída do terminal mostrando a versão 3.29.3 do Flutter no canal estável, com detalhes sobre estrutura, mecanismo, ferramentas e atualizações recentes

Professor... me enrolei, tentei baixar o primeiro projeto em Dart e não está batendo com a aula. Não faço ideia do que fazer. Será que tem a ver com a instalação? Estou verificando as instruções que o senhor passou agora. Está dizendo que não reconhece como comando interno

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade este print eu não entendi Como eu acesso ele? Intellij? ou Windowns mesmo?

Oi, Cleber.

O prompt de comando não reconhece o comando ls, você precisa usar o PowerShell ao invés dele.

Barra de pesquisa do Windows, destacando "Windows PowerShell" com opções para executá-lo e seus aplicativos relacionados

Se o comando para ver a versão do flutter não funcionou, você pode tentar reiniciar o computador pro windows reconhecer as variáveis de ambiente, mas se ainda assim não funcionar, você precisa configurar novamente a variavel de ambiente com o caminho correto, por exemplo:

Seguindo o passo a passo do curso, eu instalei o flutter na pasta Documents, então o caminho pro flutter no meu computador ficou C:\Users\mike_de_sousa\Documents\flutter\bin.

tela do windows demonstrando o local de instalação do sdk do flutter

Sabendo o caminho de instalação, você precisa configurar a variável de ambiente, nesse caso, segue os mesmo passos anteriormente até a janela de edição de variáveis e adiciona esse caminho no Path

janela de edição de variaveis de ambiente destacando o caminho para o sdk do flutter

Com isso feito, clique em Ok até fechar todas as janelas, abra o PowerShell e teste com o comando flutter --version

janela do powershell mostrando a versão instalada do sdk do flutter

professor, eu fiz o caminho antigo que o senhor disse, mas não reiniciei o windowns. Mas, o Powershell eu consegui achar. Eu dei o comando no powerShell errado ou o windowns não ta reconhecendo ainda? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

O comando está certo, é um problema na variável de ambiente, poderia me mandar um print da pasta onde está o flutter e também da janela onde você configurou a variavel de ambiente, por favor?

Fico no aguardo e a disposição

Oi, professor... Eu instalei o Flutter no Intellig, mas não sei para onde foi e se foi. Posso fazer novamente, devo ter feito errado. Sou um pouco perdido com este procedimento. Quer q eu instale novamente o Flutter? Não sei se fiz certo. peço desculpas. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Vamos tentar fazer a reinstalação do Flutter, mas dessa vez manualmente, sem o apoio das IDEs.

1. Primeiro, baixe o flutter por esse link. Vai baixar um arquivo .zip chamado flutter_windows_3.29.3-stable que precisa ser extraido.
  2. Após extrair, você vai encontrar uma pasta chamada flutter, que é onde estão os arquivos que queremos, você precisa mover a pasta flutter para a pasta Documents do seu computador (É provável que esteja traduzida para Documentos).
  3. Aqui podemos já fazer o primeiro teste, reinicie o computador e no PowerShell use o comando flutter --version e veja se retorna a versão instalada do flutter. Se sim, ótimo, pode seguir o curso, se não, siga para o passo 4.
  4. Se não funcionou, precisamos atualizar a variavel de ambiente, se você moveu corretamente a pasta flutter para a pasta Documents, o caminho que você deve passar no Path é C:\Users\Usuário\Documents\flutter\bin. Configure essa variável como mostrado anteriormente, reinicie o computador e tente novamente o comando flutter --version.

Professor, não sei se fiz o caminho certo... Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

A pasta flutter que eu mencionei está dentro da pasta flutter_windows_3.29.3-stable, coloque-a em Documentos e teste novamente.

é essa? O q eu faço? arrasto parta o Intellij? Desculpa qualquer coisa e muito obrigado por toda atenção. Obrigado mesmo.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Seleciona a pasta, pressiona Ctrl + X pra recortar a pasta, volta para a pasta Documentos e pressiona Ctrl + V para colar a pasta lá.

E agora? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desculpa... é a msg de cima. Estou retificando.

Oi, Cleber.

Agora você volta ao passo a passo que eu mandei antes:

1. Fazer o primeiro teste, reinicie o computador e no PowerShell use o comando flutter --version e veja se retorna a versão instalada do flutter. Se sim, ótimo, pode seguir o curso, se não, siga para o passo 4.
  2. Se não funcionou, precisamos atualizar a variável de ambiente, se você moveu corretamente a pasta flutter para a pasta Documents, o caminho que você deve passar no Path é C:\Users\Usuário\Documents\flutter\bin. Configure essa variável como mostrado anteriormente, reinicie o computador e tente novamente o comando flutter --version.

Professor, o caminho está correto? Acho que estou cometendo algum erro. Arrastar a pasta Flutter para o Intellij pode ser uma solução? De qualquer forma, sigo o seu comando. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Dessa vez o que falta é uma barra entre as palavras flutter e binno valor da variável. Tente digitar da forma como eu passei:

C:\Users\Usuário\Documents\flutter\bin

Professor, deu certo? !!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Sim, agora deu certo. Pode seguir o curso normalmente.

Professor, desculpa. Nunca fiquei tanto tempo afastado do curso... Peguei uma virose e ainda estou me recuperando. refiz o exercicio, mas acho que isso não é um error, confere?

Desculpe pela demora...Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade