Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
21
respostas

Instalar o Flutter SDK para usar a linguagem Dart na sua máquina

Estou tentando instalar o Flutter SDK e estou enrolado. Para não fazer errado, preferi parar e pedir auxilio para continuar a instalação

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Eu parei nesta caixinha Fluttler SDK Path... daqui por diante não sei o que fazer. E em seguida cheguei nessas variáveis de ambiente. Sou muito leigo, estou perdido... qual é o próximo passo? Obrigado.

21 respostas

Oi, Cleber. Tudo bem?

A partir desse ponto, você precisa configurar a variável de ambiente. Seguindo a imagem abaixo, primeiro você clica em Path e depois no botão Editar, vai abrir a janela da direita. Nela você clica em Novo e então passa o caminho onde você instalou o Flutter.

Depois é só ir clicando em Ok para confirmar as alterações.

Captura de tela das configurações das variáveis de ambiente do Windows, destacando as variáveis de caminho específicas do usuário e o diretório Flutter

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Professor, não achei a opção... Ve se fiz algo de errado. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Aparentemente está tudo certinho, você só precisa conferir se o caminho para a instalação do flutter é esse mesma que você passou

Caixa de diálogo para edição de variáveis de ambiente no Windows, destacando o caminho para o diretório 'bin' do Flutter

Você pode confirmar usando no seu terminal o comando flutter --version, se ele retornar uma mensagem informando a versão atual do flutter é porque a configuração da variável de ambiente foi bem feita, se retornar um erro, você precisa conferir o local correto onde o flutter foi instalado e editar novamente o caminho no Path.

Saída do terminal mostrando a versão 3.29.3 do Flutter no canal estável, com detalhes sobre estrutura, mecanismo, ferramentas e atualizações recentes

Professor... me enrolei, tentei baixar o primeiro projeto em Dart e não está batendo com a aula. Não faço ideia do que fazer. Será que tem a ver com a instalação? Estou verificando as instruções que o senhor passou agora. Está dizendo que não reconhece como comando interno

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade este print eu não entendi Como eu acesso ele? Intellij? ou Windowns mesmo?

Oi, Cleber.

O prompt de comando não reconhece o comando ls, você precisa usar o PowerShell ao invés dele.

Barra de pesquisa do Windows, destacando "Windows PowerShell" com opções para executá-lo e seus aplicativos relacionados

Se o comando para ver a versão do flutter não funcionou, você pode tentar reiniciar o computador pro windows reconhecer as variáveis de ambiente, mas se ainda assim não funcionar, você precisa configurar novamente a variavel de ambiente com o caminho correto, por exemplo:

Seguindo o passo a passo do curso, eu instalei o flutter na pasta Documents, então o caminho pro flutter no meu computador ficou C:\Users\mike_de_sousa\Documents\flutter\bin.

tela do windows demonstrando o local de instalação do sdk do flutter

Sabendo o caminho de instalação, você precisa configurar a variável de ambiente, nesse caso, segue os mesmo passos anteriormente até a janela de edição de variáveis e adiciona esse caminho no Path

janela de edição de variaveis de ambiente destacando o caminho para o sdk do flutter

Com isso feito, clique em Ok até fechar todas as janelas, abra o PowerShell e teste com o comando flutter --version

janela do powershell mostrando a versão instalada do sdk do flutter

professor, eu fiz o caminho antigo que o senhor disse, mas não reiniciei o windowns. Mas, o Powershell eu consegui achar. Eu dei o comando no powerShell errado ou o windowns não ta reconhecendo ainda? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

O comando está certo, é um problema na variável de ambiente, poderia me mandar um print da pasta onde está o flutter e também da janela onde você configurou a variavel de ambiente, por favor?

Fico no aguardo e a disposição

Oi, professor... Eu instalei o Flutter no Intellig, mas não sei para onde foi e se foi. Posso fazer novamente, devo ter feito errado. Sou um pouco perdido com este procedimento. Quer q eu instale novamente o Flutter? Não sei se fiz certo. peço desculpas. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Vamos tentar fazer a reinstalação do Flutter, mas dessa vez manualmente, sem o apoio das IDEs.

1. Primeiro, baixe o flutter por esse link. Vai baixar um arquivo .zip chamado flutter_windows_3.29.3-stable que precisa ser extraido.
  2. Após extrair, você vai encontrar uma pasta chamada flutter, que é onde estão os arquivos que queremos, você precisa mover a pasta flutter para a pasta Documents do seu computador (É provável que esteja traduzida para Documentos).
  3. Aqui podemos já fazer o primeiro teste, reinicie o computador e no PowerShell use o comando flutter --version e veja se retorna a versão instalada do flutter. Se sim, ótimo, pode seguir o curso, se não, siga para o passo 4.
  4. Se não funcionou, precisamos atualizar a variavel de ambiente, se você moveu corretamente a pasta flutter para a pasta Documents, o caminho que você deve passar no Path é C:\Users\Usuário\Documents\flutter\bin. Configure essa variável como mostrado anteriormente, reinicie o computador e tente novamente o comando flutter --version.

Professor, não sei se fiz o caminho certo... Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

A pasta flutter que eu mencionei está dentro da pasta flutter_windows_3.29.3-stable, coloque-a em Documentos e teste novamente.

é essa? O q eu faço? arrasto parta o Intellij? Desculpa qualquer coisa e muito obrigado por toda atenção. Obrigado mesmo.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Seleciona a pasta, pressiona Ctrl + X pra recortar a pasta, volta para a pasta Documentos e pressiona Ctrl + V para colar a pasta lá.

E agora? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desculpa... é a msg de cima. Estou retificando.

Oi, Cleber.

Agora você volta ao passo a passo que eu mandei antes:

1. Fazer o primeiro teste, reinicie o computador e no PowerShell use o comando flutter --version e veja se retorna a versão instalada do flutter. Se sim, ótimo, pode seguir o curso, se não, siga para o passo 4.
  2. Se não funcionou, precisamos atualizar a variável de ambiente, se você moveu corretamente a pasta flutter para a pasta Documents, o caminho que você deve passar no Path é C:\Users\Usuário\Documents\flutter\bin. Configure essa variável como mostrado anteriormente, reinicie o computador e tente novamente o comando flutter --version.

Professor, o caminho está correto? Acho que estou cometendo algum erro. Arrastar a pasta Flutter para o Intellij pode ser uma solução? De qualquer forma, sigo o seu comando. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Cleber.

Dessa vez o que falta é uma barra entre as palavras flutter e binno valor da variável. Tente digitar da forma como eu passei:

C:\Users\Usuário\Documents\flutter\bin

Professor, deu certo? !!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi, Cleber.

Sim, agora deu certo. Pode seguir o curso normalmente.

Professor, desculpa. Nunca fiquei tanto tempo afastado do curso... Peguei uma virose e ainda estou me recuperando. refiz o exercicio, mas acho que isso não é um error, confere?

Desculpe pela demora...Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade