Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Instalar Ambiente de Desenvolvimento

Olá amigos tudo bem? Gostaria de ajuda porque estou meio perdido. haha Recentemente tive que formatar o meu pc e agora estou na luta de instalar tudo o que eu preciso para voltar a estudar e programar (coisa que é ABSURDAMENTE chata e tediosa instalar todos os programas e pacotes :/) . Com isso me surgiu uma duvida, já ouvi falar muito de docker, vagrant e essas coisas, mas confesso que não entendi muito bem para que eles servem e o que eles fazem. Pelo oq eu entendi eles criam minis vms para deixar tudo instalado nela e eu uso os pacotes sem perceber que eu estou usando As vms. É isso mesmo? Usar docker poderia me poupar todo esse trabalho? Agradeço muito quem me ajudar. Obrigado

4 respostas

Olá João Pedro,

o Docker é um programa que cria contâineres. Podemos pensar como se cada container fosse uma máquina virtual independente com configurações independentes e rodando um programa específico. Como queremos executar qualquer programa na nossa máquina, e não apenas um mesmo programa específico, poderíamos usar outras ferramentas para resolver esse tipo de problema. As mais utilizadas para um propósito similar são o Ansible, o Chef e o Puppet. Inclusive, tenho um amigo que, dada exatamente a mesma motivação que a sua, decidiu escrever um código em Ansible para nunca mais precisar configurar seus computadores. Se você quiser, pode dar uma olhada no github dele.

Para se aprofundar nesses estudos, você pode dar uma olhada na carreira de engenheiro devops, principalmente nos cursos de Docker e Ansible aqui da Alura.

Resumindo, você poderia usar essas ferramentas para poupar seu trabalho de configuração, mas é claro que elas próprias dariam um trabalho para serem dominadas :)

Se tiver mais dúvidas, pode comentar aqui embaixo!

Opa, obrigado pela resposta. E o Vagrant , onde entraria nesta história? Comecei o curso de Vagrant agora e parece que ele supre esta necessidade também. No curso pelo o que eu vi ele vai utilizar o Puppet junto com o Vagrant.

solução!

O Vagrant é o programa que de fato constrói a máquina virtual (usando um VirtualBox por baixo, por exemplo), mas nós usamos o Puppet (ou o Chef, ou o Ansible) para fazer a receita de tudo que vai ser colocado lá dentro, os pacotes instalados, configurações, etc

Agora entendi :D Muito obrigado Alessandro