Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Instalando o Java

Quando coloquei no cmd "javac -version" apareceu: " javac não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes"

O que devo fazer para solucionar este problema??

12 respostas

Olá Pedro,

se você já tiver criado e editado as variáveis de ambiente conforme explicado no tutorial, reinicie o seu computador(se for windows).

Att,

Pedro esta utilizando qual S.O ?, essa resposta é porque não foi encontrado nenhum java na sua máquina.

Estou Usando o Windows 7, já instalei o Java SE JDK (link abaixo): http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk-netbeans-jsp-142931.html

Este é o programa certo?

Quando instalei, eu criei e editei as variáveis de ambiente. Mas quando vou pro cmd e coloco o comando "javac -version" não pega.

Se esse não for o programa certo, me mande o link.

Pedro, você deve instalar o java JDK para poder programar em java. Link abaixo.

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html?ssSourceSiteId=otnpt

Poder utilizar os comandos via terminal você deve adicionar o caminho da pasta de instalação dentro da Path do Windows nas variáveis de ambiente.

1 - Clique com o botão direito em cima do Meu Computador e vai em Propriedades

2 - Clique em Configurações Avançadas e vai na opção Variáveis de Ambiente.

3 - Crie a variável JAVA_HOME e adicione o caminho da pasta de instalação do jdk no campo valor da variável. No meu caso C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_92

4 - Localize a variável Path e clique em editar. No final do valor da variável adicione ;%JAVA_HOME%/bin isso fará com que o Windows carregue os arquivos da pasta bin do JDK.

Obs: Sempre que atualizar seu JDK precisará atualizar o caminho na variável JAVA_HOME.

Obs²: Essa variável só é preciso ser criada para a programação via terminal. Se for utilizar o NetBeans ou Eclipse não precisa utiliza-lá.

Eu fiz tudo oq vc disse mas o javac -version continua a não pegar.

Continua a aparecer " javac não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes"

O que eu faço?

Instalei pelo link que vc mandou, não tenho o netbeans aqui.

Pedro, me desculpe acabei de achar um erro no que mandei. no que você vai adicionar a variável Path a barra '/' está invertida o certo é '\'.

Ficando assim

;%JAVA_HOME%\bin

Acabei de alterar e continua a não pegar.

Só o java -version está pegando, mas o javac -version continua a aparecer a mensagem.

Se vc puder me ajudar, agradeço, pois o curso está parado por conta disso.

Pedro, se o java -version funciona e o javac -version não, muito provavelmente você pois no JAVA_HOME o caminho pra JRE e não pro JDK.

Observe que você terá as duas pastas na sua máquina, mas o JRE é apenas pra execução do Java e o JDK para desenvolvimento. E o caminho que deve estar na variável é o do JDK.

Por exemplo, meu caso aqui no trabalho:

Caminho pro JDK C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_72

Caminho pro JRE C:\Program Files (x86)\Java\jre1.8.0_91

O meu JAVA_HOME está assim:

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_92

E o Path está assim:

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;%JAVA_HOME%\bin

solução!

Oi Pedro,

todos os seus problemas serão resolvidos no treinamento Windows Prompt. Aconselho (muito) assistir esse curso antes de continuar:

https://cursos.alura.com.br/course/prompt

O curso é bem pequeno mas vai te dar uma boa base para continuar e trabalhar seguro no prompt, inclusive instala java com as variáveis necessárias.

abs

Tá ok, Nico!

Irei assistir esse curso, obrigado!

Aqui deu certo após configurar a ClassPath com .; antes e em lib.

A minha ficou assim: .;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_40\lib