Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Instalando o Java

Quando coloquei no cmd "javac -version" apareceu: " javac não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes"

O que devo fazer para solucionar este problema??

12 respostas

Olá Pedro,

se você já tiver criado e editado as variáveis de ambiente conforme explicado no tutorial, reinicie o seu computador(se for windows).

Att,

Pedro esta utilizando qual S.O ?, essa resposta é porque não foi encontrado nenhum java na sua máquina.

Estou Usando o Windows 7, já instalei o Java SE JDK (link abaixo): http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk-netbeans-jsp-142931.html

Este é o programa certo?

Quando instalei, eu criei e editei as variáveis de ambiente. Mas quando vou pro cmd e coloco o comando "javac -version" não pega.

Se esse não for o programa certo, me mande o link.

Pedro, você deve instalar o java JDK para poder programar em java. Link abaixo.

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html?ssSourceSiteId=otnpt

Poder utilizar os comandos via terminal você deve adicionar o caminho da pasta de instalação dentro da Path do Windows nas variáveis de ambiente.

1 - Clique com o botão direito em cima do Meu Computador e vai em Propriedades

2 - Clique em Configurações Avançadas e vai na opção Variáveis de Ambiente.

3 - Crie a variável JAVA_HOME e adicione o caminho da pasta de instalação do jdk no campo valor da variável. No meu caso C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_92

4 - Localize a variável Path e clique em editar. No final do valor da variável adicione ;%JAVA_HOME%/bin isso fará com que o Windows carregue os arquivos da pasta bin do JDK.

Obs: Sempre que atualizar seu JDK precisará atualizar o caminho na variável JAVA_HOME.

Obs²: Essa variável só é preciso ser criada para a programação via terminal. Se for utilizar o NetBeans ou Eclipse não precisa utiliza-lá.

Eu fiz tudo oq vc disse mas o javac -version continua a não pegar.

Continua a aparecer " javac não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes"

O que eu faço?

Instalei pelo link que vc mandou, não tenho o netbeans aqui.

Pedro, me desculpe acabei de achar um erro no que mandei. no que você vai adicionar a variável Path a barra '/' está invertida o certo é '\'.

Ficando assim

;%JAVA_HOME%\bin

Acabei de alterar e continua a não pegar.

Só o java -version está pegando, mas o javac -version continua a aparecer a mensagem.

Se vc puder me ajudar, agradeço, pois o curso está parado por conta disso.

Pedro, se o java -version funciona e o javac -version não, muito provavelmente você pois no JAVA_HOME o caminho pra JRE e não pro JDK.

Observe que você terá as duas pastas na sua máquina, mas o JRE é apenas pra execução do Java e o JDK para desenvolvimento. E o caminho que deve estar na variável é o do JDK.

Por exemplo, meu caso aqui no trabalho:

Caminho pro JDK C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_72

Caminho pro JRE C:\Program Files (x86)\Java\jre1.8.0_91

O meu JAVA_HOME está assim:

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_92

E o Path está assim:

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;%JAVA_HOME%\bin

solução!

Oi Pedro,

todos os seus problemas serão resolvidos no treinamento Windows Prompt. Aconselho (muito) assistir esse curso antes de continuar:

https://cursos.alura.com.br/course/prompt

O curso é bem pequeno mas vai te dar uma boa base para continuar e trabalhar seguro no prompt, inclusive instala java com as variáveis necessárias.

abs

Tá ok, Nico!

Irei assistir esse curso, obrigado!

Aqui deu certo após configurar a ClassPath com .; antes e em lib.

A minha ficou assim: .;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_40\lib