Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Instalando novas dependências no repositório local sem o projeto

Imagine que trabalho com outros desenvolvedores no projeto "lojaweb", mas não pretendo compartilhar com eles o código fonte do projeto "produtos" para que façam o "mvn install".

Qual é a melhor forma e como fazer para que eles tenham acesso ao jar do projeto "produtos" sem torna-lo publico na internet?

Imagino que existem duas formas:

1) Eu enviar o jar para cada um deles e eles instalarem em seus repositórios (não sei como fazer esta instalação do jar, se puder me orientar também eu agradeço) locais, mas o inconveniente neste caso é manter o jar atualizado sempre que houver atualizações da biblioteca.

2) Instalar uma espécie de repositório interno, mas não faço a menor ideia de como começar ou pelo que procurar, sem contar que não sei se é a melhor maneira, pois vai demandar mais uma instalação e administração de serviço no servidor interno.

Ou sei lá se existe um serviço (publico e privado) como o Github para repositórios.

Perguntas de iniciante para um iniciante ;-)

Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá Fábio, tudo bem?

Há um tempo atrás em um projeto que estava desenvolvendo com um amigo tivemos a mesma necessidade, ou seja, fazer com que um projeto, módulo ou simplesmente uma lib nossa fosse compartilhada entre nós, porém, apenas entre nós!

Para isso fizemos uso de um repositório privado que ficava online mesmo, a forma de acesso é via usuário e senha. O repositório que usamos foi o nexus.

Fizemos o host dele na plataforma openshift, por meio do seguinte link.

Dê uma olhada e veja se atende a sua necessidade, no nosso caso atendeu e funciona muito bem, lembrando que fizemos uma solução free, entretanto, para algo profissional, isto é, em modo produção, provavelmente vai ter que investir em versões pro do Nexus.

Lembrando que fazer uso desses gerenciados como o Nexus faz parte de uma das boas práticas usando o Maven, dê uma olhada neste link para entender as motivações de uso dessa solução.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software